Escola faz plantio de mais de 200 mudas no Bosque Reinhard Maack

O Bosque Reinhard Maack, no Hauer, se transformou em uma grande sala de aula para 140 alunos de uma escola particular do bairro Xaxim nesta semana. Eles terminaram, na manhã desta sexta-feira (6/12), o plantio de mais de 200 árvores nativas no local.

O grupo, formado por todas as turmas de quinto ano do Colégio Senhora de Fátima, participa de uma grande atividade multidisciplinar de Educação Ambiental, de acordo com a professora de inglês, Marilsa Barbosa Alves.

“Nosso objetivo é que eles desenvolvam um olhar sensível para o meio ambiente”, contou. “Falamos sobre a diminuição do uso de plástico e uma série de outras medidas que podem ser tomadas para termos um futuro melhor”, completou.

O plantio – que entra na conta do arvorômetro do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba – foi ideia da mãe de um dos alunos. “Ela nos falou sobre esse movimento da Prefeitura e nos interessamos em fazer parte”, explicou Marilsa.

O contato com o Horto Municipal da Barreirinha, que produz as mudas, levou o grupo à Diretoria de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que indicou a área do Reinhard Maack para o plantio.

A estudante Sofia Demeterco Vieira, de 10 anos, gostou de colocar a mão na terra. “Estamos ajudando Curitiba e todo o planeta”, comemorou. Foram plantadas mudas de pitanga, cereja, canela, dedaleiro.

Atração à parte

Entre uma muda e outra, os brinquedos de madeira eram atração para as crianças. Em especial, a tirolesa, composta de um cabo de aço com um pneu. As atrações foram totalmente revitalizadas em 2017.

O Bosque Reinhard Maack foi entregue à cidade no final de 1989 e possui uma área de 78 mil metros quadrados. Durante a semana, recebe grupos de crianças para atividades agendadas de Educação Ambiental. Aos finais de semana e feriados, normalmente, fica aberto das 8h às 18h.