Greca participa de homenagem ao comunicador Carlos Massa

"Ele é um personagem de Curitiba desde quando foi vereador há 25 anos, quando eu era prefeito da cidade. Ele se sobressaiu pelo seu talento e por sua visão empreendedora. A honraria é merecida", disse o prefeito Rafael Greca, que participou, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, da cerimônia de entrega da Comenda Barão do Serro Azul ao empresário e comunicador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, na noite desta quarta-feira (21/11).

"Não podemos deixar de lembrar que o Barão do Serro Azul, que dá nome a esta homenagem, foi um homem inovador", completou o prefeito. A Comenda Barão do Serro Azul é a maior homenagem concedida anualmente pela Associação Comercial do Paraná (ACP) a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade. A solenidade foi realizada no Graciosa Country Club.

Entre as autoridades presentes compareceram à cerimônia o vice-prefeito e Secretário de Obras Públicas de Curitiba, Eduardo Pimentel, que estava acompanhado do avô e ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel. O governador eleito e filho de Ratinho, Carlos Massa Junior, o vice-governador eleito, Darci Piana, o senador eleito, Oriovisto Guimarães, deputados e deputados eleitos, vereadores, empresários e dirigentes de instituições de todo o estado.

Orgulho

Ratinho lidera um grande conglomerado empresarial com atuação em vários segmentos de negócios tais como a agropecuária, comunicação, eventos, hotelaria, empreendimentos imobiliários, parcerias, licenciamentos e gestão de marcas.

Em seu discurso, Ratinho falou do orgulho que tem por ser paranaense. Nascido no interior paulista (Águas de Lindóia), o empresário viveu muitos anos em Jandaia do Sul, Norte do Paraná, onde foi vereador.

"Cheguei ao Paraná com 3 anos. Eu sou paranaense e tenho orgulho de estar aqui. Sou grato ao Paraná", declarou Ratinho que decidiu fazer um discurso improvisado. "Aprendi há pouco com o prefeito Rafael Greca que a fala espontânea é mais sincera. Sou um caboclo feliz", disse ele. "Estou muito honrado porque li sobre o Barão do Serro Azul. E posso dizer que me vejo parecido com ele porque nunca tive medo de fronteiras", declarou.  

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara, destacou que Ratinho "começou humilde e construiu um império". Geara lembrou que o Barão do Serro Azul é o único paranaense reconhecido pela nação brasileira a ter o seu nome no Panteão dos Heróis Nacionais em Brasília.

"Ratinho personifica muitos daqueles valores que nortearam a vida do Barão do Serro Azul, como o trabalho, a caridade, a honradez e o empreendedorismo. Podemos defini-lo como aquele homem que se fez por si próprio graças ao esforço contínuo, obstinação e dedicação, com o apoio de sua família e de seus colaboradores", disse Geara.

O presidente da Associação Comercial do Paraná explicou que a escolha do homenageado com a Comenda Barão do Serro Azul segue critérios rigorosos. "Buscamos nele o perfil que some ao espírito empreendedor, a ética, a ousadia e a visão de futuro", declarou ao lembrar alguns homenageados pela ACP, como os ex-governadores João Elísio Ferraz de Campos, Jaime Lerner, o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, o empresário Aníbal Tacla e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachim.

A Associação Comercial tem 128 anos e representa milhares de empresas em todo o Paraná.