Greca participa do Smart City Expo World Congress

Com o tema Cidades para Viver, o Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, começa nesta terça-feira (13/11), em Barcelona (Espanha), com a participação de mais de 700 delegações de cidades, 840 expositores e 400 palestrantes. O prefeito Rafael Greca representa Curitiba na cúpula internacional e apresenta os programas inovadores que estão sendo desenvolvidos na cidade, como o Vale do Pinhão, o programa de agricultura urbana, o aplicativo Saúde Já e os Faróis do Saber e Inovação.

Durante três dias, os olhos do mundo estarão voltados para a oitava edição Smart City Expo World Congress, que irá discutir e apresentar propostas que permitam transformar as cidades em lugares melhores para seus cidadãos. Criado em 2011, pela Fira Barcelona, uma das mais tradicionais instituições da área na Europa, o evento também busca promover a troca de informações e experiências entre governos, empresas, instituições e o terceiro setor. Além disso, atividades paralelas e visitas técnicas buscam conectar todo o ecossistema de uma cidade inteligente, permitindo criar redes de contatos e apresentar projetos.

Agenda

Nesta terça-feira (13/11), ocorre a abertura oficial do Smart City Expo World Congress. Na quarta-feira (14/11), Greca participa de debates e faz a palestra Transformando Cidades através de Distritos Verdes e Espaços Públicos, na qual irá reforçar a defesa do patrimônio natural e ambiental como uma das prioridades de sua administração e irá apresentar iniciativas curitibanas na área de inovação. Ele estará acompanhado da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e do secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi.  

Greca também estará na cerimônia de premiação dos melhores projetos de cidades inteligentes do mundo. Curitiba é finalista com o projeto Horta do Chef, do programa de Agricultura Urbana do município, na categoria Ambiente Urbano. 

Na programação internacional, que vai até sexta-feira (16/11), em Barcelona, Greca ainda fará visitas técnicas a espaços e programas referências em inovação na cidade, bem como está entre os convidados de recepções especiais, como a que será oferecida, nesta terça-feira, pelo Governo da Catalunha.

Nobel da Paz

Representantes de governos e especialistas, presentes à edição 2018 do Smart City Expo World Congress, irão debater cinco temas principais: Transformação Digital; Ambiente Urbano; Mobilidade;  Governança e Finanças; e Cidades Inclusivas e Compartilhadas. Além disso, serão discutidos desafios como Cidades Orientadas por Dados, 5G e o Futuro da Conectividade; Cidades Resilientes; Gentrificação; Sistemas Inovadores de Transporte; Governança Multinível; Compartilhamento e Economia Colaborativa; e Economia Circular e Cidades para Todos.

Entre os principais palestrantes da cúpula internacional estão o empreendedor social, banqueiro e economista de Bangladesh Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006; Rufus Pollock, economista e fundador da Open Knowledge International; Andrew Keen, economista e autor de Como Consertar o Futuro e o Culto ao Amador; Víctor Pineda, especialista em desenvolvimento social e defensor dos direitos dos deficientes; e Yochai Benkler, professor de Direito na Universidade de Harvard e um dos maiores especialistas do mundo na economia compartilhada.