Horta da Vila Pantanal vai beneficiar mais 70 famílias nos próximos meses

Há um mês, a assistente de serviços gerais Felícia Valentin, 42 anos, mudou a rotina pela manhã. Agora, antes de preparar o café para a família, ela se dirige ao imenso terreno ao lado de casa. “Gosto de percorrer os canteiros e conferir como estão os pés de alface, rúcula, almeirão, mostarda, escarola, salsinha e cebolinha”, conta a moradora do Alto Boqueirão.

Felícia é um dos 30 agricultores urbanos que começaram a cultivar, no fim de agosto, a Horta Comunitária da Vila Pantanal, inaugurada nesta quinta-feira (27/9) pelo prefeito Rafael Greca. Parceria entre a Prefeitura e a concessionária de trens Rumo, o espaço de 5,5 mil metros quadrados ainda está na primeira fase e, nos próximos meses, deverá beneficiar outros 70 produtores da comunidade.

Localizada junto ao pátio de manobras da Rumo, na região Sul de Curitiba, a Horta do Pantanal, vista do alto, tem um curioso formato de folha, graças ao terreno e ao projeto doado pela arquiteta Dorothea Valaski, e é resultado de um esforço conjunto do município, da concessionária de trens, da Rede Evangelizar, da Associação dos Moradores da Vila Pantanal e da Brado Logística, uma subsidiária da Rumo.

“Esta nova horta comunitária de Curitiba é um lindo exemplo de que da terra brotam, além de alimentos saudáveis, a cura, a saúde e a consciência ambiental”, afirmou o prefeito, em referência também aos canteiros de hortaliças dos estudantes da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, de fitoterápicos para Unidade de Saúde Vila Pantanal e de terapia ocupacional para os atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro.

Greca agradeceu ao diretor-presidente da Rumo, Júlio Fontana Neto, o empenho na criação da nova área de cultivo. "Esta horta foi possível graças à parceria com a Rumo, na pessoa do seu presidente, Júlio Fontana, que honrou essa inauguração com sua presença", afirmou o prefeito.

Fontana Neto, por outro lado, reforçou que a concessionária de trens sempre será parceira da Prefeitura em ações que melhorem as condições de vida da comunidade. “Queremos contribuir para o crescimento sustentável de Curitiba”, afirmou o diretor-presidente da Rumo. Ele lembrou ainda que a Horta do Pantanal é a segunda parceria entre a empresa de trens e o município. “No Cajuru, há um ano, 24 famílias estão cultivando alimentos em uma área que margeia a linha férrea da empresa”, acrescentou ele.

Armazém da Família

Durante a inauguração da Horta da Vila Pantanal, que teve a benção do padre João Luiz Lemos, Greca entregou carteiras de usuário do Armazém da Família a 19 produtores urbanos do local.

“Durante o cadastro desses agricultores para a horta, constatamos que alguns ainda não estavam sendo beneficiados pelo programa, que oferece gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza 30% mais baratos que no varejo”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi. Os Armazéns da Família atendem hoje 250 mil famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Vice-presidente da Associação dos Moradores da Vila Pantanal, o comerciante Edson Milani, 52 anos, foi um dos agricultores urbanos que recebeu a carteira do programa da Prefeitura. “Agora, além de plantar aqui e colher alimentos saudáveis, vou poder economizar nos Armazéns, onde vou comprar os mantimentos lá para casa”, disse ele, ao lado da mulher, Maria.

Ao fim da cerimônia, alunos da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz entregaram a Greca uma cesta com as primeiras hortaliças colhidas na Horta da Vila Pantanal. “Esses curitibinhas vão me ajudar a transformar a cidade em um grande canteiro de alimentos saudáveis”, salientou o prefeito.  

Participaram da inauguração o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Eduardo Pimentel; a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Antonio Trautwein; a gerente administrativa e financeira da Rede Evangelizar, Giane do Amaral Ribas; o diretor-presidente da Brado Logística, Rogério Patrus Ananias de Sousa; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; a administradora da Regional Cajuru, Adriane dos Santos; a coordenadora de Relações Sociais da Rumo, Carmen Maron; a analista de Comunicação e Engajamento da Rumo, Maria Dantas e o chefe do Núcleo da Smab na Regional Boqueirão, Daniel Bastos.