Inovação e sustentabilidade impulsionam educação curitibana

Sustentabilidade e inovação como eixos da gestão na educação de Curitiba. Essa foi a tônica da palestra ministrada pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, nesta quinta-feira (9/5), em evento promovido pelo Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (Casem) da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Maria Sílvia apresentou os programas da Secretaria Municipal da Educação ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), como o Escola Bem Cuidada, de manutenção e infraestrutura; Linhas do Conhecimento, aulas de campos em espaços urbanos; Comunidade Escola, com unidades abertas aos sábados com serviços e atrações para a comunidade; Faróis do Saber e Inovação (espaços maker); e o Veredas Formativas, de formação continuada para professores.

Os ODS são 17 objetivos definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a qualidade de vida no planeta até 2030, entre eles o combate à pobreza, à fome, redução de desigualdades, promoção do crescimento econômico sustentável, educação de qualidade.

“As pessoas muitas vezes não conhecem o potencial da escola pública e o que é feito dentro delas, que é um trabalho de qualidade. O Escola Bem Cuidada, por exemplo, é um exercício constante de sustentabilidade. Já investimos mais de R$ 12 milhões”, disse Maria Sílvia.

“O global não pode se distanciar das questões locais. Em 2030 nossas crianças serão adultos e queremos que eles cheguem lá e digam que tiveram, na escola, lições sobre a preservação dos rios da sua vizinhança, por exemplo”, comentou a secretária.

O presidente da ACP, Gláucio Geara, destacou o respeito da associação pela educação. O vice-presidente da ACP e coordenador do Casem, Norman de Paula Arruda Filho, disse que não há como a sociedade atingir metas importantes sem dar ênfase à educação. “A agenda da ONU está presente cada vez mais, temos que agir”, disse Norman.

Presenças

Participaram o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a vice-coordenadora do Casem, Mariana Schuchovski; empresários, professores e representantes da rede municipal de ensino.

Prêmio

Em outubro do passado, a Secretaria Municipal da Educação foi a vencedora do Prêmio Sesi ODS na categoria poder público municipal. A principal iniciativa que rendeu a premiação foi o programa Linhas do Conhecimento, idealizado pelo prefeito Rafael Greca em 2017 e que já beneficiou 86 mil estudantes. O Linhas do Conhecimento oferece aulas de campo, lúdicas e culturais, em museus, parques, pontos turísticos, universidades e faróis do saber.

O Prêmio Sesi ODS é oferecido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, e tem como objetivo estimular e reconhecer projetos que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável no Brasil.