Jardim Botânico recebe mostra internacional

O Museu do Jardim Botânico de Curitiba recebe, a partir desta sexta-feira (18/5), a Exposição Internacional de Arte Botânica – Conectando Pessoas às Plantas Através da Arte Botânica Contemporânea. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, participou da abertura da mostra, que fica em cartaz até o dia 18 de junho.

A exposição traz 60 ilustrações de 31 artistas nacionais, além de uma programação de palestras e oficinas durante o próximo fim de semana. O evento é mundial e acontece, simultaneamente, em 25 países. A organização é feita pela Sociedade Americana de Artistas Botânicos (em inglês, American Society for Botanical Artists). Curitiba foi escolhida como a sede no Brasil.  

“Assim que soube da mostra, o prefeito Rafael Greca nos determinou que não medíssemos esforços para a organização desta exposição aqui no Jardim Botânico, bem como em promover futuros eventos ligados a esta arte tão importante”, destacou Marilza.

As ilustrações botânicas têm uma conotação especial em Curitiba, reforçou a secretária. “Todo esse cuidado que temos com a cidade e com o Meio Ambiente fica evidente aqui neste espaço. Esperamos que o Jardim Botânico sirva de inspiração a todos os artistas aqui presentes”, completou, referindo-se às coleções vegetais vivas espalhadas pela unidade de conservação.

Fátima Zagonel, uma das ilustradoras e membro da comissão organizadora da mostra, citou, entre os agradecimentos especiais, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também presente no evento – o superintendente de Obras e Serviços, Reinaldo Pilotto, o diretor de Produção Vegetal, José Roberto Roloff, a chefe do Jardim Botânico de Curitiba, Sônia Oliveira, e o responsável pelo acervo do Museu Botânico, o biólogo Tadeu Motta.

Acolhida

A ilustradora Maria Alice Resende, do Rio de Janeiro e também parte da comissão, destacou o acolhimento de Curitiba ao evento. “Ficamos muito felizes com a receptividade de Curitiba, que além de ser referência na Arte Botânica, graças ao Centro de Ilustração Botânica do Paraná, é sinônimo de preservação do Meio Ambiente”, disse. “É um evento importante e inédito para o Brasil, que fortalece não apenas a arte, como também a ciência”, completou.

Para a coordenadora do Centro de Ilustração Botânica, Ana Deliberador, a mostra pode trazer mais interessados para a Arte Botânica. “Nós apoiamos a iniciativa e ficamos felizes que o evento esteja acontecendo aqui”, contou. E, para quem quiser começar a aprender, fez o convite: “Temos cursos para iniciantes no Centro, não é preciso formação em Belas Artes. Estamos lá de segunda a sábado, à disposição”.

Ana tem três trabalhos expostos no Museu do Jardim Botânico. Após se aposentar como professora de Biologia foi cursar Belas Artes. Já se dedica à Arte Botânica há cerca de 15 anos.

Países participantes

Há mostras sendo feitas na África do Sul, Alemanha, Austrália, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Escócia, Estados Unidos, França, Holanda, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Tailândia e Ucrânia.

Artistas participantes em Curitiba

Alessandro Cândido (PR), Alex Araújo (PA), Alexandre Viana (SC), Álvaro Nunes (GO), Ana Deliberador (PR), Ana Maria Aviotti (RJ), Bibiana Rys (SP), Carmen Fidalgo (SP), Cássia Dias (PR), Cecília Tomasi (SP), Diana Carneiro (PR), Elisabeth Seraphin Prosser (PR), Fátima Bini (PR), Fátima Zagonel (PR) Gustavo Marigo (RJ), Hiroe Sasaki (SP), Isabel Lima e Silva (RJ), Ivone Gradowski (PR), Jamile Elias Dib (GO), Lais Licheski (PR), Laura Montserrat (SP), Lídia Macedo (RJ), Luiz Carlos Berri (RJ), Maria Alice Rezende (RJ), Maria da Penha Passos (PR), Maura Piccoli (PR), Rachel Rosadas (RJ), Rogerio Lupo (SP), Simone Ribeiro (PR), Susana Ferreira de Souza (RJ) e Zenilton Gayoso (DF).