Leitores vão mergulhar no universo dos contos populares e da pintura

Ainda dá tempo de se inscrever nas atividades on-line que o Programa Curitiba Lê, da Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, está oferecendo para as tardes desta semana (das 15h às 16h). Terça-feira (20/7) será a vez da roda de leitura sobre três contos populares de Ricardo Azevedo, enquanto na quinta-feira (22/7) a atração ficará por conta da leitura das imagens da tela mais famosa do pintor espanhol Diego Velázquez. A inscrição é grátis.

“Com esse friozinho e a necessidade de manter o distanciamento necessário ao controle da pandemia de covid-19, as rodas de leitura on-line são ideais para curtir esses dias de férias de julho, seja sozinho ou com a família, em casa. É uma programação para todas as idades”, diz a responsável pela Gerência de Espaços de Leitura da FCC, Patrícia Wohlke.

Lendo textos e imagens

Dedicada ao público a partir de 12 anos, a roda de leitura vai apresentar os contos “A casa do macaco e da onça”, “O filho da filha do bicho-preguiça” e “O duelo entre o sábio e o camponês”. Todos foram escritos por Ricardo Azevedo, que reconta em seus livros histórias populares brasileiras. A seleção é das mediadoras de leitura Alana Albinati, Sueelem Witsmiszyn e Tatiane Phauloz, que apresentarão os textos.

Para quem tem a partir de 16 anos, o mediador Leandro Toporowicz preparou uma atividade diferente. A leitura será feita não a partir de textos mas das imagens do famoso quadro “As Meninas”, considerado uma das mais importantes obras da arte ocidental. Os participantes serão convidados a mergulhar nas mensagens trazidas pelos enigmáticos personagens e demais elementos da tela, pintada no século 17, e a compartilhar suas impressões.

Serviço: Rodas de leitura on-line

20 DE JULHO (TER)
RODA DE LEITURA – CONTOS POPULARES BRASILEIROS
Classificação: 12 anos
Horário: 15h – 16h
Local: Google meet
Informações: cllaurasantos@curitiba.pr.gov.br ; clhildahilst@curitiba.pr.gov.br ; clwilsonmartins@curitiba.pr.gov.br
Inscrições aqui

22 DE JULHO (QUI)
LENDO IMAGENS: AS MENINAS, DE DIEGO VELÁZQUEZ
Classificação: 16 anos
Horário: 15h – 16h
Local: Google meet
Informações: clpauloleminski@curitiba.pr.gov.br
Inscrições aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *