Líder em ranking, Curitiba sedia congresso nacional de saneamento

A partir deste domingo (17/10), Curitiba sedia o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), primeiro grande evento realizado na cidade desde o fim da fase mais crítica da pandemia da covid-19. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil participantes compareçam aos três dias de programação presencial no Expo Unimed Curitiba, na CIC, com respeito aos protocolos de segurança relativos à prevenção da covid-19. O evento é híbrido e terá também programação online.

Com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o congresso vai até quarta-feira (20/10). Palestras, discussões e exposições vão tratar dos desafios da universalização do saneamento e de como tornar as cidades mais inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis.

Curitiba lidera por cinco anos seguido o ranking de saneamento da Abes entre as capitais.

Esse é o tema do painel de abertura, que tem a participação do prefeito Rafael Greca, já na segunda-feira (18/10), pela manhã. Quem coordena o painel é o presidente nacional da Abes, Alceu Guérios Bittencourt. Os demais convidados são ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor; o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga; e o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Oscar Cordeiro Netto.

Visitas técnicas

O evento terá, ainda, uma programação de visitas técnicas guiadas a locais que remontam a história do saneamento e soluções inovadoras na área em Curitiba e Região Metropolitana. Serão visitados pontos como o Passeio Público de Curitiba e outros parques da cidade cujos lagos acumulam a função de contenção de cheias.

Os participantes poderão conhecer as mais modernas soluções e obras da cidade de Curitiba, que garantem o título de capital mais saneada do país, segundo a Abes.

Competição de startups

Uma parceria da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Abes, a competição de startups Pitch Live Vale do Pinhão 2021 terá seu campeão escolhido durante o congresso. A disputa final começa na segunda-feira (18/10), quando cada equipe fará um pitch (apresentação rápida) de quatro minutos, seguido por perguntas de três minutos dos jurados.

Alma/Entrega Única, Automa Vision, Enline, Exati, Kartado, Smartacqua, Liamarinha, Mobiler, Naila IOT, PwTech, Stattus4 e Ybyram vão disputar o grande prêmio de R$ 50 mil do evento que reúne empresas de base tecnológica de todo do Brasil. O vencedor será conhecido na quarta-feira (20/10).

Além da votação dos jurados, o público também pode escolher sua startup favorita, que não precisa ser apenas entre as finalistas: todos os 24 selecionados inicialmente poderão receber o voto do público. A votação popular segue até o horário de realização do último pitch da final no dia 18. A empresa mais bem votada pelo público irá ganhar R$ 10 mil, mesmo valor que será entregue para o mentor da startup vencedora entre os 12 finalistas.

Retomada

Considerado o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil, o  31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é o primeiro grande evento realizado na cidade desde o fim da fase mais crítica da pandemia da covid-19. Ainda que de forma híbrida, representa o processo de retorno do turismo de eventos, o que deve movimentar também diversos setores da economia, como hotéis, restaurantes, comércio e pontos turísticos.