Linha do Lazer retoma atividades e leva diversão para crianças e idosos

O programa Linha do Lazer, que estava suspenso desde 2016, foi retomado nesta semana. Coordenadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), as atividades serão levadas todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h, em escolas de educação especial, casas de longa permanência, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O Linha do Lazer foi criada no ano de 1993, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca. Neste programa, a Prefeitura leva as brincadeiras até o público – diferente de outras ações recreativas da Prefeitura, como o Lazer na Rua XV, onde as pessoas vão até as atividades.

A volta do programa foi feita na Escola de Educação Especial São Camilo – Ihoepar, no bairro Santa Cândida, que atende adolescentes e adultos de 15 a 68 anos com deficiência intelectual.

As próximas edições serão feitas na Casa de Passagem Padre Pio, na Praça Plínio Tourinho, no dia 26 de abril, e no Lar Dona Iracy, no Alto Boqueirão, no dia 28 de abril.

“O objetivo é democratizar as atividades de lazer e recreação e levar as ações para o maior número de pessoas possível. Serão sempre atividades direcionadas conforme o público que vamos atender. Em asilos vamos focar mais na ginástica laboral e atividades manuais”, exemplica o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski.

Muita dança e diversão

Na Escola São Camilo, os estudantes dançaram coreografias feitas pela equipe do Lazer e brincaram nos jogos gigantes de tabuleiro, de ping-pong e minifutebol. Cerca de 70 estudantes participaram das atividades na tarde desta terça-feira (19/4).

“Gostei de dançar e jogar, foi uma tarde diferente e gostosa”, disse Carlos Kraemer, de 52 anos, que participou da atividade na Escola São Camilo, esta semana.

A pedagoga da escola, Claudirene Schilibe, explicou que as atividades ajudam no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos estudantes. “É uma atividade muito boa para eles, com interação e bem direcionadas. Eles gostam”, afirmou Claudirene.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *