Mais de 14 mil já participaram do Fala Curitiba; agora é a sua vez

O cidadão curitibano tem até domingo (8/8) para participar da última etapa do Fala Curitiba pela internet. Nesta fase, os votantes podem escolher até cinco dentre 30 prioridades para cada regional, e as dez mais votadas de cada administração serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, para que possam ser executadas no ano que vem.

Além do site, a população também votou por fichas impressas, que foram recolhidas no último domingo (1º/8) e estão sendo registradas no sistema para que possam ser analisadas uma a uma pela equipe técnica coordenada pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

No total, 13 mil fichas impressas foram preenchidas pela população nas dez regionais. Até quarta-feira (4/8), cerca de 1,6 mil registraram seu voto pela internet.

“Convidamos o curitibano a participar deste momento tão importante para a nossa cidade”, incentiva o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

Mobilização

A etapa atual do Fala Curitiba começou no dia 26 de julho, e a população teve apenas uma semana para votar através das fichas impressas. Mesmo com o pouco tempo, as equipes das administrações regionais se mobilizaram e, unidas aos grupos organizados de moradores, conseguiram uma média de quase 2 mil votos por dia.

Nas fases anteriores, as administrações regionais também divulgaram a consulta pública e o Fala Curitiba teve a maior participação popular na segunda etapa, desde 2017: mais de 22,6 mil cidadãos aderiram ao projeto.

Devido ao engajamento dos curitibanos, o prefeito Rafael Greca ampliou o rol de propostas para inclusão na Lei Orçamentária de 2022. Nos anos anteriores, as cinco prioridades mais votadas de cada regional integrariam a LOA, nessa edição, as dez mais votadas vão ser incluídas.

Transparência

O Fala Curitiba começou no primeiro semestre, quando a população participou da elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na etapa de propostas para a LOA, os curitibanos sugeriram melhorias e as 100 mais recorrentes em cada regional e consideradas viáveis pela Prefeitura avançaram para a votação na fase atual.

As respostas da equipe técnica do Imap para as demandas que não entraram na votação final estão disponíveis no site do Fala Curitiba. Neste endereço, os cidadãos interessados poderão fazer a consulta e verificar as sugestões registradas.

Ainda dá tempo de votar

Todos os cidadãos podem participar da última fase. Para votar basta acessar o site e fazer o login com os dados do e-cidadão. Na sequência, o participante deve escolher de uma a cinco opções para cada regional. O sistema não permite a votação em uma sexta prioridade, mas pela internet, é possível votar nas prioridades das dez administrações regionais de Curitiba.

O resultado das contribuições de todos os curitibanos que participarem será divulgado no dia 12 de agosto.