Mais luz: Curitiba ganha 60 mil pontos com luminárias de LED
Além de não descuidar da manutenção do sistema de iluminação pública, com 317.748 trocas de luminárias danificadas entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, a gestão Rafael Greca está promovendo uma revolução luminotécnica em Curitiba. O plano de substituição de luminárias de vapor de sódio de alta pressão e metálica por equipamentos com tecnologia de LED chegará a 60 mil pontos de iluminação pública até o fim de 2020.
Para os próximos quatro anos de gestão, Greca projeta seguir modificando os pontos de iluminação da cidade.
“Pretendemos que todo sistema público que ilumina Curitiba tenha luminárias de LED. Será um avanço de qualidade e sustentabilidade, pois esses equipamentos duram mais e consomem menos energia”, disse o prefeito.
A troca alcançou, até o dia 8 de dezembro, 55.578 pontos. As luminárias de LED são mais eficientes, pois iluminam melhor gastando 50% menos energia; são mais duráveis, com vida útil de 50 mil horas ou seis anos; e, também, não contém mercúrio, não emitem calor e nem raios ultravioleta.
Conforme explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, em apenas dois anos, o trabalho de substituição das luminárias chegou a 37,5% dos aproximadamente 160 mil pontos de Curitiba.
“A marca é inédita e equivale ao sistema completo de iluminação pública de outras capitais brasileiras como João Pessoa, Natal e Maceió”, apontou Rodrigues.
A modernização do sistema é acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade, o que contribui para o monitoramento do sistema e facilita a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156.
As luminárias de LED também passaram a equipar os postes republicanos presentes em 97 locais públicos de Curitiba. Saíram as luminárias de vapor de alta pressão de sódio e de vapor metálico de 250 watts de potência e entraram os módulos de tecnologia em LED de 100 watts de potência com temperatura de cor branco quente. O trabalho foi feito em 2.078 pontos de iluminação.
Iluminação cênica valoriza o patrimônio histórico
Somada à chegada do LED em ruas e avenidas, o prefeito Rafael Greca orientou a implantação de projetores luminotécnicos para valorizar a arquitetura de edificações e monumentos que são marcas de Curitiba. Desde 2017 até 2020, a iluminação cênica passou a equipar 44 locais.
A exemplo do trabalho já realizado, é possível citar: Casa Romário Martins, no Largo da Ordem; Cine Passeio, na Rua Riachuelo; portais Passeio Público – e a própria parte interna do parque; Memorial Árabe, na Praça Gibran Khalil Gibran; Memorial de Curitiba e seu Rio de Pinhões, no Centro; Tigre Esmagando a Cobra, de João Turin, e Leão Alado de Veneza, ambos na Avenida Manoel Ribas; Memorial Ucraniano, no Parque Tingui; nova Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, no Parque Barigui; Paço da Liberdade; Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes; estufa do Jardim Botânico.
Parque, praças e jardinetes
Ponto de encontro da comunidade. Espaço de convivência, de brincadeira e para a prática desportiva. Assim são os parques e as praças distribuídas por toda Curitiba. Para favorecer o uso dos locais também nos períodos noturnos e contribuir com a segurança, foram feitas melhorias dos seus sistemas de iluminação.
Entre as 853 intervenções feitas nos últimos quatro anos, há exemplos em todos os cantos da cidade:
Praça Hilda Amaral Visinoni e Bosque Nair Cicchetto Andrade, no Alto Boqueirão; Bosque da Ordem, no Tatuquara; Jardinete General Murat Guimarães e Praça General João Gualberto Gomes de Sá, no Jardim Social; Praça Doutor João Visinoni, no Portão; Praça Antonio Gunha e Praça Luiz Cavichiollo II, na Vila Izabel; Praça do Japão, no Água Verde; Bosque Túlio Vargas e Jardinete Luiz Carlos Marrero, na CIC; Parque Nascentes do Rio Belém, no Boa Vista; Parque Linear Pilarzinho e Jardinete Landivio Tschoelke, no Pilarzinho; Parque Barreirinha; Academia ao Ar Livre da Rua Paulo de Frontin, no Cajuru; Praça Coronel Adélio Conti, no Bacacheri; Jardinete Antonio Durval Malheiros, no São Braz; Praça Maestro Bento Mussurunga, no Jardim das Américas; eixo de animação da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, entre os bairros Seminário, Vila Izabel, Santa Quitéria e Portão; Parque Mairi, na CIC; e o Parque Cambuí, no Fazendinha, entre outros.
Na CIC, a Praça Alto Bela Vista do Passaúna foi totalmente remodelada e também foi instalada nova iluminação. Morador da região, o policial militar Antônio Demenchucki disse que o local nunca esteve tão bonito e bem cuidado.
“Estamos muito felizes e agradecidos com esta reforma. A nova iluminação vai afastar pessoas mal-intencionadas. Ficou muito bom e quando a pandemia passar eu tenho certeza que vai ter fila para jogar bola nesta cancha tão boa”, afirmou Demenchucki.
Ciclovias e calçadas
Para facilitar e garantir melhor segurança a ciclistas e pedestres, durante a gestão Rafael Greca 2.852 pontos de iluminação em ciclovias e calçadas receberam novas luminárias.