Medalhistas da Olimpíada de Matemática são homenageados

Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018 foram homenageados, nesta segunda-feira (12/11), durante a cerimônia regional de premiação, que foi feita no auditório Mario de Mari, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Seis estudantes conquistaram medalhas: duas de prata e quatro de bronze. Outros 28 estudantes receberam menções honrosas.

A Secretaria Municipal da Educação foi premiada por ter atingido a maior pontuação no estado do Paraná. A OBMEP estimula o estudo da matemática e revela talentos da área. Iniciada em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre estudantes e professores de todo o País.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, declarou que o evento representa uma grande festa para a educação pública e que desconstrói crenças de que a Matemática é algo complicado. “Esses estudantes vencedores representam todas as nossas escolas e professores que realizam um grande trabalho de desenvolvimento, aprendizagem e superação, desmistificando que é difícil aprender Matemática”, disse Maria Sílvia.

Na presença dos estudantes e seus familiares, Maria Sílvia parabenizou os medalhistas. “Nosso coração também bate mais forte junto ao de vocês, por esta conquista”, completou a secretária.

O estudante Wallace Airon Lima da Silva, 13 anos, da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Lacerda Braga Sobrinho, no Bairro Novo, participou da OBMEP, pela segunda vez e foi contemplado com medalha de prata. “Fui motivado a participar do desafio que me permite a descoberta de algo novo, sempre fazendo com que eu possa evoluir”, disse Wallace.

Professores receberam diplomas de mérito e as escolas que se destacaram foram premiadas com troféus. A professora Karen Cristine Uaska dos Santos Couceiro, que atua nas escolas Bairro Novo do Caic e Maria Clara Tesseroli Brandão, foi premiada por ter o maior número de estudantes classificados para a segunda fase da 13.ª OBMEP.

A professora falou da importância de estimular os estudantes a participarem de atividades e eventos relacionados à Matemática. “Esta é uma competição muito saudável e envolvente. Mais do que medalhas, a vitória que esta olimpíada proporciona é o conhecimento sobre a matemática, ciência que perpassa nossa vida nos mínimos detalhes, afinal, a matemática está em tudo”, afirmou Karen.

Participaram da cerimônia de premiação o Coordenador Regional da OBMEP-PR, Yun Jin Yun, a Secretária de Estado da Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antônio Zanatta, a vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, o gerente-executivo do SENAI, Filipe Miguel Cassapo, O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Paraná, professor Eduardo Barra e representando o SINEPE, Jacir Venturi.

OBMEP

A Olimpíada contribui para a melhoria da qualidade da educação, identifica jovens talentos e incentiva o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. “Vocês devem sonhar grande porque tudo é possível. A conquista de hoje é um exemplo de que família, escola, governo e sociedade devem trabalhar juntas, investindo na educação”, destacou Yun Jin Yun, coordenador regional da OBMEP.

Receberam medalhas de prata da rede os estudantes: João Vitor Vieira, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag e Wallace Airon Lima da Silva, do Caic Bairro Novo. Outros quatro receberam bronze: Bruno Betiatto Alves, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva; Hendrius Carlos Fontes, da Escola Municipal Erasmo Pilotto; Maria Clara Fregati Rezende, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbar e Ricardo Marinho, também do Caic Bairro Novo.

A OBMEP contou com 18,2 milhões de estudantes inscritos, dos quais 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição. A Olimpíada premiou alunos das escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de 38,6 mil menções honrosas.