Mercado Municipal terá calendário de eventos, com melhoria no trânsito

 

O Mercado Municipal de Curitiba terá um calendário anual de eventos, com melhorias no trânsito e na segurança. O anuncio foi feito pelo secretário municipal de Abastecimento e Agricultura, Luiz Gusi, durante encontro com representantes dos permissionários do tradicional centro de compras de alimentos da capital. “Vamos promover uma troca constante de ideias para que tenhamos uma gestão compartilhada com participação comprometida, transparente e que tenha resultados bem definidos”, destacou Gusi.

A primeira reunião do secretário com os comerciantes do mercado foi na quarta-feira (11) e marcou o início de uma política de “portas abertas” para os permissionários. Também será elaborado um plano de trabalho a partir das demandas apresentadas pelos comerciantes. A criação de um calendário de eventos foi uma delas.

Ações promocionais que valorizem a gastronomia, a etnia, o agronegócio e os produtos regionais terão destaque no novo calendário de eventos do Mercado Municipal. “A ideia é termos eventos que sejam autossustentáveis e que aumentem o fluxo de consumidores”, observou Gusi.

O secretário destacou ainda que buscará uma maior integração das diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba, como a Defesa Social (que incorporou a Setran e a Guarda Municipal), para a melhoria do trânsito e segurança durante os eventos promovidos no Mercado Municipal. “Foi uma determinação do prefeito Rafael Greca que busquemos uma sinergia maior entre as secretarias para todas as ações do município”, reforçou.

Acessibilidade

Renovação da infraestrutura também foi outra demanda apresentada pelos permissionários do Mercado Municipal. O secretário comprometeu-se a responder às reivindicações dos permissionários, que pedem, por exemplo, maior acessibilidade ao local, impermeabilização de pisos, readequação da parte elétrica e substituição de telhado.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (Ascesme), Mário Chiguemito Yamasaki, avalia que esta primeira reunião mostra a disposição da gestão do prefeito Rafael Greca em tornar o local ainda mais atraente para os consumidores. “Precisamos ter mais eventos, uma preocupação com acessibilidade e melhoria na estrutura”, destacou.

Yamasaki pediu ainda um maior apoio ao modelo de autogestão da Ascesme, que é responsável pela limpeza, controle de pragas, higiene, segurança diurna e abastecimento de gás no Mercado Municipal. A Secretaria de Abastecimento e Agricultura, através da administração do espaço, é responsável pela manutenção da parte estrutural e a pela gestão pública do local, que envolve o cumprimento das normas de comercialização de alimentos. A segurança noturna é feita pela Guarda Municipal. 

Estiveram no encontro permissionários dos diversos setores do Mercado Municipal, como restaurantes e lanchonetes, hortifrutigranjeiros, açougues e peixes e delicatéssen.  O Mercado Municipal tem 198 permissionários e comercializa mais de 20 mil itens.