Mercado Municipal terá feira especial em maio
Produtos da agricultura familiar como frutas, verduras, legumes, geléias, queijos e embutidos estarão mais próximos dos curitibanos em uma grande feira que acontecerá de 21 a 24 de maio em frente ao Mercado Municipal de Curitiba.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (18/2), durante evento na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). A 1ª Feira de Agricultura Familiar terá parceria com o governo do estado e deve reunir cerca de 200 expositores.
“A feira será um exemplo da grande fartura que as searas do Paraná trazem à nossa mesa. A idéia de valorizar a agricultura familiar e o produto feito em casa faz parte do nosso DNA”, disse o prefeito Rafael Greca.
Evento para o produtor
O evento “Expedição da Agricultura Familiar” proposto pela Fetaep, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná foi uma mostra do que será a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná.
Quem esteve no evento pode degustar geléias, bolachas e até cachaças artesanais aromáticas e saborizadas. “Um evento desse permite que as pessoas possam conhecer os produtos da gente. Eles experimentam e gostam e isso é importante para nós produtores”, diz Mery Terezinha Halabur Woiciekovski, 49 anos, que expôs linguiças artesanais e salames que foram elogiados pelo prefeito Greca na degustação.
Em palestra com o tema “Agricultura Familiar e Mercado”, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi, destacou alguns caminhos para a agricultura familiar se fortalecer. “É preciso reconhecer o nosso potencial e ter estratégia de enfrentamento de mercado. Esse será o grande passo para colocar a agricultura familiar em lugar de destaque”.
Presenças
Participaram do evento o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Maira Teixeira, o presidente da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla, o presidente da Ceasa, Éder Bublitz, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Natalino Avance de Souza, e o coordenador da Expedição Agricultura Familiar, Giovani Ferreira.