Modernização da frota, redução de tarifa e incentivo à eletromobilidade no transporte
O ano de 2019 foi de inovação para o sistema de transporte de Curitiba. Renovação da frota de ônibus, reformas nos terminais, programas de eficiência energética, redução do preço da passagem fora dos horários de pico, lançamento de um aplicativo de táxi, incentivos à eletromobilidade, novas linhas e integração com a Região Metropolitana são algumas das ações que beneficiaram os passageiros este ano.
A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia a área na cidade, colocou em operação o Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão e se prepara para implantar o projeto Inter 2, com investimentos de R$ 534 milhões e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa trará melhoria da infraestrutura viária, com ampliação da capacidade de carregamento do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II dos atuais 155 mil passageiros transportados diariamente pelas duas linhas para 181 mil passageiros/dia.
“Foi um ano de modernização e de inovação na área de mobilidade em Curitiba. Colocamos em prática projetos com novas tecnologias e que permitem maior engajamento da população”, avalia o presidente da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Renovação da frota
A frota do transporte coletivo vem sendo renovada desde dezembro de 2017 e até o fim de 2019 serão 317 ônibus que serão integrados à frota de veículos que rodam no Sistema de Transporte Coletivo da cidade. Isso significa uma renovação de 25% da frota. Para 2020, a previsão é chegar a 450 novos ônibus.
Com as entregas, há uma redução da idade média da frota de ônibus da cidade de 7,43 anos para 7,02 anos. Sem a renovação, a frota curitibana teria uma idade média de quase uma década (9,8 anos).
Os novos veículos têm câmeras de segurança, iluminação interna com tecnologia LED – que deixa os veículos mais claros – e motor Euro 5, o menos poluente do mercado.
Principal meio de deslocamento dos cidadãos curitibanos, o sistema de transporte da capital conta atualmente com 254 linhas urbanas operadas por três consórcios de empresas privadas, que disponibilizam 1.231 ônibus.
As linhas realizaram, em média, 14,1 mil viagens por dia, percorrendo mais de 273 mil quilômetros. Em média, a Rede Integrada de Transporte transportou 1.228.694 passageiros por dia útil.
Tarifa reduzida
Em uma iniciativa inédita, no mês de outubro Curitiba reduziu a tarifa de ônibus fora dos horários de pico. O valor de R$ 3,50 – R$ 1 mais barato que a tarifa normal – vale das 9h às 11h e das 14h às 16h para pagamento com cartão de usuário.
A medida foi implantada em 11 linhas da cidade, número que pode chegar a 17 nos próximos meses de 2020.
A expectativa é que haja impacto positivo na gestão operacional da frota, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia.
Linha Turismo
Outro projeto inédito adotado este ano foi a Primavera Turística. Para moradores, o valor foi de R$ 4,50 na Linha Turismo às terças, quartas e quintas-feiras durante essa estação.
Para o turista, o passeio saiu por R$ 50. Até outubro, a Linha Turismo havia transportado 443,8 mil passageiros.
Táxi
Os 3,8 mil taxistas cadastrados na cidade foram beneficiados com uma série de projetos. O maior deles foi a criação do Urbs Táxi Curitiba, aplicativo que possibilita descontos de até 40% sobre o valor do taxímetro e promete trazer mais competitividade para a categoria frente aos aplicativos de transporte e passageiros particulares.
A Urbs também possibilitou aos taxistas operar na modalidade coletivo e lotação. O prazo para parcelamento da taxa de outorga foi ampliado de quatro para dez vezes e os táxis elétricos têm isenção do pagamento da licença.
A Urbs também iniciou, em 2019, o cadastramento dos motoristas de aplicativos particulares, iniciativa que deve promover mais segurança aos usuários do serviço.
Eletromobilidade
Incentivo à eletromobilidade também foi um dos projetos de 2019. A Prefeitura isentou o pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) para carros 100% elétricos nas vias públicas da capital. O objetivo é incentivar o uso de veículos não poluentes.
O decreto vale para veículos elétricos particulares e também para carros de compartilhamento elétrico (sharing) – aluguel de pouca duração e para curta distância.
Com o decreto, o dono de veículo elétrico poderá ficar sem pagar o EstaR por até duas horas. No caso do car sharing, não haverá limite de horas para a isenção.
Cartão transporte
A Urbs vem expandindo os meios de venda dos créditos do transporte para modernizar o sistema da capital. Em julho, a Prefeitura credenciou empresas de aplicativos para a venda de créditos, como RecargaPay e Qiwi.
Outra novidade é a venda de créditos nos 22 terminais de ônibus. Os primeiros terminais a receberem as máquinas foram o do Pinheirinho e o do Santa Cândida. A intenção é que além de bancas, aplicativos e terminais, pontos do comércio como supermercados também passem a oferecer esse serviço.
Com expansão da venda de créditos para os terminais, o serviço foi desativado na sede da Urbs, na Rodoferroviária, desde 16 de setembro.
#CuritibaSuaLinda
As lojas da rede #CuritibaSuaLinda comercializam souvenirs artesanais com temas da capital, como vestuários, acessórios, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, livros, papelaria e brinquedos.
Neste ano foram inauguradas a terceira loja na cidade, no Mercado Municipal, e a quarta e maior loja, localizada no Espaço Cultural David Carneiro.
Est@R Eletrônico
Curitiba tem 12 mil vagas regulamentadas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). Em 2019, a Urbs deu início à implantação do Est@R Eletrônico, que substituirá os cartões de papel utilizados para o controle de vagas em vias públicas. A versão eletrônica possibilitará, por meio de aplicativos, a compra de créditos e o compartilhamento de informações sobre local, placa, tempo de permanência nas vagas conforme a sinalização existente.
Em outubro foi iniciada consulta pública para a homologação dos aplicativos móveis para automatizar este serviço, o que deve ocorrer em 2020.
Estações-tubo
Começaram a operar em 2019 duas novas estações-tubo no Rebouças – a Templo Maior e a Vale do Pinhão. As estruturas integram um conjunto de obras de revitalização, fruto de medida compensatória gerada pelo impacto da construção do templo da Igreja Universal do Reino de Deus na região.
Em setembro houve a conclusão da substituição das lâmpadas nas estações-tubo por lâmpadas de LED, 30% mais econômicas.
De janeiro a outubro foi feita a troca dos pisos de 13 estações-tubo. Também foram revisadas 456 câmeras e painéis de mensagem.
Obras nos terminais
Os terminais receberam atenção especial em 2019, com pintura dos terminais do Pinheirinho, Capão Raso, Hauer e Cabral; readequação do sistema elétrico do Terminal CIC, Bairro Alto, Pinheirinho, Sitio Cercado, Capão Raso, Campo Comprido, Barreirinha e Portão; manutenção na cobertura do Terminal Boqueirão e Hauer; reforma da cobertura do Terminal Capão Raso, Guadalupe e Centenário; lavagem da cobertura do Terminal do Carmo; reforma completa das plataformas do biarticulado no Terminal Capão da Imbuia e Carmo; manutenção dos cinco elevadores do Terminal Pinheirinho, com melhoria na identificação interna e externa; reforma do Terminal e adequação da plataforma no Capão Raso sentido bairro; além de substituição da fiação e das lâmpadas por LED no Terminal Oficinas.
Foram revisadas, ainda, 126 câmeras nos terminais. Junto ao Terminal do Capão Raso, o antigo Shopping Popular está sendo substituído pelo Mercado Municipal Capão Raso, com uma série de projetos e reformas que culminarão em um equipamento público remodelado e de grande atratividade ao público.
Rodoviária
Em agosto de 2019 houve a troca da plataforma elevatória (elevadores de acessibilidade) na Rodoviária para pessoas com dificuldade de deslocamento. O equipamento tem capacidade de até 500 quilos de carga.
Foram implantados novos contratos de publicidade, como os relógios digitais da área de embarque e desembarque e novos quiosques de alimentação.
De janeiro a outubro foram registradas 219.223 chegadas e partidas de ônibus rodoviários e 4.964.368 embarques, desembarques e passageiros em trânsito.
Em outubro, os estacionamentos da Rodoviária e da Praça Rui Barbosa retornaram para a exploração direta por parte da Urbs. Apenas no mês de outubro foram 21.647 usuários atendidos pelo estacionamento da Rodoviária e 17.165 pelo estacionamento da Praça Rui Barbosa.
Nova identidade visual
A Urbs ganhou, aos 56 anos, uma nova identidade visual, mais alinhada com a proposta da companhia de criar soluções na área de mobilidade. Em formato de U, o símbolo foi inspirado no formato das ruas, remetendo a movimento e mobilidade. A ideia é passar a imagem de que a empresa transporta mais que pessoas, transporta o futuro da cidade. A paleta de cores – vermelho, azul e amarelo – foi escolhida com base nas cores dos ônibus da cidade e a tipografia é simples e de fácil leitura.
Visitas
A Urbs recebeu, em 2019, 37 delegações com um total de 500 participantes do Brasil e do exterior para conhecer o sistema de transporte de Curitiba.
Integração temporal
A funcionalidade da integração temporal beneficiou 921.818 usuários, sendo 786.405 que utilizaram o cartão para integrar entre linhas da Rede Integrada de Transporte e 200.634 que usufruíram da integração entre terminais e Ruas da Cidadania.
Integração com a RMC
A integração com a Região Metropolitana foi ampliada com a implantação, em julho, da linha alimentadora 672 – Tupy/Juliana, ligando o Jardim Tupy e a Vila Juliana, na cidade de Araucária, ao Terminal Pinheirinho, na região sul de Curitiba.
A partir de 30 de julho houve a liberação de Plataforma no Terminal Centenário, permitindo a circulação de uma nova linha de ônibus, a C36 – Pinhais/Centenário, que liga Curitiba ao município vizinho.
Com a integração do transporte coletivo com a região metropolitana, quem precisa se deslocar entre as duas cidades ganhou mais praticidade e economia de tempo. Anteriormente os usuários que pretendiam fazer este trajeto precisavam parar no terminal do Capão da Imbuia e trocar de ônibus antes de desembarcar no bairro Centenário.
Quem utiliza o Terminal Boqueirão ganhou três novas linhas de ônibus: E07 São José dos Pinhais-Boqueirão, E11 Terminal Afonso Pena-Terminal Boqueirão e E21 Centro de São José dos Pinhais -Terminal Boqueirão, com a reintegração do transporte entre Curitiba e São José dos Pinhais.
A linha alimentadora 773 – Vizinhança/Santa Rita passou a funcionar no dia 16 de outubro, ligando Santa Rita, Carbomafra, Vitória Régia e Vila Verde ao Terminal CIC.
A nova linha faz a ligação com regiões bastante populosas, tornando o trajeto mais prático e rápido. A estimativa é que 20 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova possibilidade de deslocamento.
Faixas exclusivas
Para o incentivo ao uso do transporte coletivo, em janeiro e fevereiro deste ano foram criadas novas faixas exclusivas, na Rua Mário Tourinho, entre a Av. Vicente Machado e Rua Padre Anchieta e na Rua André de Barros, entre as Ruas 24 de Maio e Desembargador Westphalen, com 1.100 e 500 metros de extensão, respectivamente.
Essas faixas atendem 16 linhas do transporte coletivo, beneficiando 78 mil usuários do transporte coletivo. Houve também a implantação da faixa exclusiva da Rua Alfredo Bufren, entre a Presidente Faria e a General Carneiro, com 750 metros de extensão, atendendo 13 linhas do transporte coletivo, com 41 mil usuários beneficiados. A implantação das faixas exclusivas gerou ganho de velocidade e diminuiu o tempo de deslocamento.
Melhorias
Foram realizadas ainda melhorias na Rua da Cidadania da Matriz, com a lavação da cobertura, inversão da posição das 120 luminárias para melhorar a iluminação do local, substituição de 120 globos de difícil manutenção e a aquisição de 120 lâmpadas LED para economia de energia, além da revitalização da área de alimentação.