Mutirão MEI ajuda empreendedor a abrir o seu negócio

A produtora de eventos Margarida Garcia, 46 anos, se formalizou como microemprendedora individual (MEI) há um ano e já pensa em como crescer sua feira mensal voltada a consumidores veganos. “Preciso me capacitar mais, buscar novos fornecedores e até saber como conseguir recursos a juros mais baixos”, contou ela, que nesta quarta-feira (23/10) foi até o Mutirão MEI, no Mercado Municipal. “O mutirão facilita muito a vida, porque podemos resolver várias coisas num mesmo lugar”, elogiou Margarida.  

Na sua terceira edição, o Mutirão MEI, promovido pela Prefeitura e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), reuniu cerca de 400 microempreendedores que participaram consultorias e palestras sobre inovação. 

“O Mutirão MEI é uma boa oportunidade para que os empreendedores se capacitem e tirem as dúvidas sobre como se formalizar", disse Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão responsável pela organização do evento.

 

Cris ressaltou que nesta edição houve também a participação de várias instituições financeiras, o que facilitou o acesso à informação sobre crédito, financiamentos e taxas para o microempreendedor.

Além do acesso a instituições financeiras, como Sicoob, Banco do Brasil e Fomento Paraná, o empreendedor contou com tira-dúvidas com representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Urbanismo e de Finanças (sobre ISS), Departamento de Licitação e Gestão de Compras da Prefeitura e INSS.

Palestras

O Mutirão do MEI também ofereceu capacitações para os empreendedores que buscam se preparar para um mercado cada vez mais competitivo. A consultora e mentora  Amanda Swarça, 39 anos, acompanhou atentamente todas as palestras. "A que mais gostei foi sobre O poder das mídias sociais para o sucesso do seu negócio na prática, também achei interessante a de produção de vídeos de negócios", disse ela.

Algumas empresas e organizações da capital também apresentaram seus serviços, como a Juno, startup curitibana que oferece serviços de intermediação de pagamentos, como a emissão de cobranças por boleto bancário ou cartão de crédito. "Nosso foco principal são os MEIs e, por isso, é muito importante participar do Mutirão", salientou José Antunes, supervisor comercial da Juno.

Curitiba tem 114,8 mil microempreendedores individuais, volume que vem crescendo nos últimos anos. A procura por informação e capacitação nos nove Espaços Empreendedor da Prefeitura tem sido tão grande que a Agência Curitiba de Desenvolvimento passou a realizar, desde o ano passado, edições semestrais do Mutirão MEI.

"Reunimos em um único lugar, vários serviços para que o empreendedor possa se organizar”, frisou Leticia Wolf Moura Justus, coordenadora dos Espaços Empreendedores.