Mutirões da Cidadania começam nesta segunda pelo Bairro Novo

 

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado promovem, a partir da próxima semana, feiras de serviços para a população e benfeitorias em bairros das dez administrações regionais da capital.

Os Mutirões da Cidadania começam pelo Bairro Novo, que terá atividades entre os dias 7 e 12 de agosto (segunda a sábado). A abertura da programação será feita na segunda (7/8). Em seguida, será a vez do Cajuru e da CIC.

Inúmeros serviços serão prestados aos moradores em diversas áreas: desde ajuda na busca de emprego até tira-dúvidas sobre construção a liberação de alvará comercial; de cadastro para escolas e CMEIs a testes de hepatite; de informações sobre direito das crianças, adolescentes, pessoas idosas e mulheres a aulas-show de Culinária Saudável; de laboratório de robótica a apresentação da Orquestra Sinfônica; de emissão de carteira de identidade a serviços do Detran.

“É um amplo leque de serviços para atender a população em suas várias necessidades”, destaca o prefeito Rafael Greca. Segundo ele, a inciativa é também uma forma de os cidadãos e cidadãs estreitarem seu laços com a cidade e as administrações regionais.  “É sempre bom lembrar que a cidade é nosso berço, nossa casa e nosso caminho. E ela será tão melhor quanto melhor for o uso que seus moradores dela fizerem.”

Além desses atendimentos, que visam facilitar o cotidiano dos moradores, os bairros estão recebendo uma série de benfeitorias e melhorias na infraestrutura.

Nos três bairros da Administração Regional Bairro Novo, por exemplo, a Prefeitura e o Governo irão promover a revitalização de oito quilômetros de ruas por meio de recape e fresagem (que é uma manutenção que recupera toda a camada superficial do pavimento, trazendo de volta boas condições para o tráfego). A iniciativa faz parte de um convênio de R$ 29,4 milhões para recuperação de 61 vias em toda a cidade.

Os bairros também estão recebendo sinalização de trânsito, tapa-buracos, revitalização de beiras de rio, entre outras ações.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, é o coordenador municipal dos mutirões. Ele destaca a importância do trabalho conjunto: “Os Mutirões de Cidadania só se tornaram possíveis graças à união de forças dos governos municipal e estadual, numa parceria que tenho certeza será um grande sucesso”, diz ele. “Cidadania se constrói com ações concretas voltadas para o bem comum.”