Nas férias, crianças vão aprender a cuidar dos bichos no Zoológico

Julho promete ser animado no Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão. As atividades de Educação Ambiental, que já acontecem diariamente, entram definitivamente no clima das férias a partir deste sábado (6/7). As ações voltadas à sensibilização para a preservação das espécies vão até o fim do mês.

De terça a domingo, os visitantes poderão percorrer a Trilha dos Animais, um jogo com uma série de perguntas sobre a fauna ao longo das vias internas do zoo. O caminho leva os visitantes até o Centro de Educação Ambiental, onde a atividade termina com a brincadeira de amarelinha e a montagem de um quebra-cabeça.

A ação é alusiva à campanha Não deixe as cores se apagarem – todos juntos pela Conservação, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), que tem o objetivo de resgatar as ações anteriores, realizadas desde 2013, pela conservação das espécies: anta (2013), tatu (2014), lobo-guará (2015), papagaios (2016), mico-leão-dourado (2017), tamanduá e cavalo marinho (2018).

Hora do bicho

Às terças e quintas, às 14h30, vai ter conversa para aprender mais sobre determinadas espécies.

Às terças, em frente ao recinto do casal de onças-pintadas Apolo e Angélica, o papo é sobre elas. Já nas quintas, com ponto de encontro no recinto das antas, serão abordados os animais participantes das campanhas anuais de preservação da Azab.

Dia do Chimpanzé

O Dia Mundial do Chimpanzé, comemorado no dia 14 de julho (domingo), ganha atividades especiais neste fim de semana (6/7 e 7/7) e no próximo (13/7 e 14/7).

Haverá pinturas nas mãos das crianças visitantes e painel informativo sobre o animal durante todo o horário de visitação. Às 14h30, acontece enriquecimento ambiental para o chimpanzé Bob.

Menos plástico

Reduzir e descartar adequadamente os resíduos plásticos são temas de outra atividade voltada para as crianças. No painel Vamos observar o fundo do mar?, é possível entender as consequências deste tipo de material para a fauna.

No local há também um ponto de coleta do Projeto Tampinha do Bem, com uma caixa para depositar tampas de plásticos de garrafas de água, suco, etc. A entidade responsável reverte o lucro para a castração de cães e gatos abandonados.

Serviço
Férias no Zoológico de Curitiba
Data: de 6/7 (sábado) a 31/7 (quarta-feira)*
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 / sábados e domingos das 10h às 16h30
Local: Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão
Entrada gratuita
*Fechado às segundas-feiras para manutenção