Nas Regionais, celebração natalina terá autos e decoração a partir desta segunda

O espírito natalino toma conta das dez administrações regionais da Prefeitura de Curitiba, com todas as Ruas da Cidadania sendo decoradas. Como nas edições anteriores, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 tem uma extensa programação gratuita descentralizada com atrações por todas as regiões da capital.

A estreia da programação nas regionais será nesta segunda-feira (22/11), às 15h, com a primeira apresentação do auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro). As encenações irão ocorrer, no mesmo horário em oito Ruas da Cidadania (Santa Felicidade, Boa Vista, Tatuquara, Portão, Boqueirão, Cajuru, Matriz e Pinheirinho) e no Parque dos Tropeiros (CIC), até 7 de dezembro.

Já a Rua da Cidadania do Bairro Novo será o palco, no dia 10 de dezembro, às 19h30, da Cantata de Natal. O espetáculo irá reunir um coro de  800 vozes de alunos das escolas municipais região, sob a regência da maestrina Leticia Wille e acompanhamento da Banda Lyra Curitiba.

As atrações nas regionais não precisam de agendamento.

Decoração

Cada regional está recebendo uma decoração especial, composta da tradicional árvore de Natal e uma rosácea de luz, dando mais cor e brilho aos espaços. As árvores têm 6,5 metros de altura e são recobertas com luzes de LED. Já as rosáceas, estruturas metálicas no formato de pinhões estilizados, são recobertas com microlâmpadas e poderão ser apreciadas nas entradas das Ruas da Cidadania ou no alto das árvores.

Na Rua da Cidadania do Bairro Novo, uma atração a mais: o presépio de Natal, que se tornou uma tradição da região nos últimos anos.

Regionais como Matriz, Cajuru e Tatuquara estão ganhando ainda uma ou até duas árvores de Natal externas de luz.

A decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Espírito barroco

Com produção da Fundação Cultural de Curitiba, o auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo vai contar a história da origem do Natal e lembrar crianças e adultos que a data celebra um nascimento especial e tem de ser comemorado com beleza.

Durante a encenação, três jovens atores e repentistas e um narrador apresentarão, de uma forma lúdica e musical, a história do nascimento de Jesus embalado por sonoplastia brasileira. Entrarão em cena Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Três Reis Magos para ilustrar o mistério com alegria e amor.

Ao final todos cantam uma música universal que une crianças e adultos num espírito natalino de fraternidade. É um espetáculo de espírito barroco, onde o texto é interpretado todo em versos.

“O objetivo principal do espetáculo é contar a maior história de todos os tempos para o espírito infantil, mas a celebração harmoniosa e colorida encanta adultos de todas as idades”, explica Edson Bueno, diretor artístico do espetáculo e de toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

O auto terá interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Apresentações do auto e cantata nas regionais

  • 22/11 – Rua da Cidadania da Matriz – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 23/11 – Rua da Cidadania do Cajuru – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 24/11 – Parque dos Tropeiros (CIC) – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 25/11 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 26/11 – Rua da Cidadania do Portão – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 1/12 – Rua da Cidadania do Tatuquara – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 2/12 – Rua da Cidadania do Boqueirão – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3/12 – Rua da Cidadania do Boa Vista – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 7/12 – Rua da Cidadania do Pinheirinho – 15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 10/12 – Rua da Cidadania do Bairro Novo – 19h30 – Cantata de Natal

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.