Natal de Curitiba recebe 700 mil pessoas e número de turistas cresce 15%

Cerca de 700 mil pessoas acompanharam os mais de 160 eventos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. O público presente à terceira edição do evento foi 10% maior do que no ano anterior, quando 635 mil pessoas prestigiaram a temporada de fim de ano, entre moradores e turistas. Os dados são de um levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo.

Do total de público que esteve nos eventos de Natal de Curitiba, 106 mil pessoas eram turistas, um crescimento de 15% em relação ao ano passado, quando a capital recebeu 92,2 mil pessoas de outras cidades do país e exterior. Os números consolidados, com todos os eventos e os últimos dias, serão divulgados até o fim de janeiro.

O reconhecimento nacional do Natal de Curitiba estimulou, inclusive, o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 60 eventos; em 2018, 120 espetáculos; e, em 2019, chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade, entre apresentações de corais, autos de natal, concertos, exposições de presépios e feiras temáticas.

“Com o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019, nossa capital se consolidou como um dos principais destinos de fim de ano do Brasil, em que a Prefeitura e a iniciativa privada promoveram mais de 160 espetáculos, a maioria gratuita”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, ressalta que, como nas duas edições anteriores da temporada natalina, Curitiba celebrou o Natal com criatividade e de maneira inovadora. “A programação expandiu em frequência e na descentralização para todas as Regionais, com uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores”, justifica ela.

Tatiana lembra ainda que o Natal de Curitiba foi concebido para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano. “Mais gente circulando pela capital significa mais receita para o comércio”, avalia ela.

A projeção da Associação Comercial do Paraná (ACP) para 2019 é de que o gasto do consumidor curitibano seja de R$ 107 por causa do Natal, um crescimento de 15% a mais do que em 2018, quando o gasto médio foi de R$ 93.

De acordo com dados do Instituto Municipal de Turismo, em 2018 foram movimentados R$ 60,6 milhões na economia local devido à programação de Natal, um aumento de 14,3% em comparação ao mesmo período de 2017 (R$ 53 milhões). Os números de 2019 serão divulgados em janeiro de 2020.

Novidades

Desde o dia 22 de novembro, Curitiba ofereceu mais de 160 atrações da programação natalina. Entre as novidades deste ano, destaque para o carrossel, trenzinho e auto do Natal Condor no Passeio Público, o balé O Quebra Nozes nas Ruínas do São Francisco, espetáculo de Ópera no Palácio Garibaldi, a Bola de Natal na Avenida Mario Tourinho, as 25 árvores iluminadas e mais dias de passeio na roda gigante da Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade.

Grandes marcas, como Electrolux, Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Volvo, Banco do Brasil, Governo Federal, Samar Iluminação, Grupo Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi foram patrocinadores do Natal de Curitiba. Outras empresas e instituições, como Bradesco, Fecomércio e Rumo, foram parceiras em grandes eventos.

“Aguardem, em 2020, teremos muitas novidades”, garante a presidente do Instituto Municipal de Turismo.