Nova iluminação cênica da catedral valoriza a arquitetura neogótica

Construída entre 1875 e 1893, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, ganhou um novo sistema de iluminação cênica que valoriza sua arquitetura neogótica.

O trabalho foi vistoriado pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do monsenhor Carlino Parente de Alencar e do pároco da catedral, cônego Élio José Dallagnol, nesta terça-feira (26/3). “Nós pedimos a Deus, criador da luz, que, ao se acenderem essas luzes, seja iluminado todo o Rosto da Cidade”, disse o prefeito no momento em que a catedral foi iluminada.

A entrega das obras marcam a semana do aniversário de 326 anos de Curitiba e foram executadas sob a supervisão do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Trata-se de uma revitalização completa do sistema que ilumina a catedral.

Foram instaladas nova entrada de energia, caixa de comandos e rede de cabeamento e feita a substituição de projetores de LED e das barras de lâmpadas queimadas, vandalizados ou furtadas. Também foram instalados de projetores de piso.

O cônego Dallagnol aprovou as novas luzes. “A catedral é uma obra de arte e, iluminada, sua beleza vai se sobressair. Ela é um símbolo, o município de Curitiba começou dentro da capelinha, onde aconteceu a primeira sessão da Câmara dos Vereadores. A história Catedral Basílica se confunde com a da cidade”, disse o pároco.

Ao citar passagens da história da cidade, Greca destacou a entrega da obra e o investimento realizado pela Prefeitura. “Acaba de ficar pronta a iluminação cênica da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A edificação monumental erguida onde os pioneiros elegeram a primeira Câmara Municipal, em presença de Gabriel de Lara, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Rodrigues Seixas e outros que nosso hino chama de ‘Heróis Fundadores’”, disse o prefeito. “Como muitos outros curitibanos, nesta igreja, meus pais, minha sogra, Margarita (Sansone, primeira-dama) e eu fomos batizados. Muito feliz em poder servir Curitiba e os curitibanos com as conquistas deste dia. Quero luz, mais luz!”, completou.

Tecnologia

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação, Tony Malheiros, devido ao tempo de uso, muitos projetores perderam eficiência e estavam danificados. “Tivemos que substituir alguns equipamentos e inserimos novos projetores e com tecnologia de LED, que é mais avançada e intensifica a luz sobre detalhes marcantes da fachada da nossa catedral. Alguns projetores antigos também foram mantidos, o que nos ajudou a não onerar muito o orçamento”, explicou.

Cerca de 75% dos projetores foram trocados, garantindo mais uniformidade da potência do sistema de iluminação. “É importante ressaltar que, apesar de termos substituído projetores, o projeto original de iluminação cênica foi preservado e aprimoramos a iluminância dos pontos projetados para valorizar ainda mais as características arquitetônicas da igreja”, apontou Malheiros.

Para evitar que a manutenção das novas luzes interferisse no cotidiano da catedral, os circuitos de alimentação e um novo painel automatizado foram colocados na parte externa do templo religioso.

Participaram da visita do prefeito, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos.