Obras de reforma e no subsolo do Terminal Santa Cândida evoluem

Os 40 mil usuários do Terminal Santa Cândida ainda não podem ver de perto as obras em andamento no subsolo do local. Ali,  haverá lojas, bicicletário e amplos banheiros para uso de quem frequenta o local. A passagem subterrânea também permitirá o acesso aos dois lados do estratégico terminal da região Norte de Curitiba por onde passam 12 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas. O subsolo também poderá ser acessado por elevador.

Iniciada em 2012, a reforma do Terminal do Santa Cândida teve diversos adiamentos, foi entregue incompleta em fevereiro de 2016, após a gestão anterior encerrar o contrato com a empresa ganhadora da licitação. A atual gestão do prefeito Rafael Greca fez nova licitação para a conclusão da reforma e ampliação, iniciada há um mês.

Nesta segunda-feira (11/6), a engenheira da Caixa Econômica Federal, Clarissa de Oliveira Cavalcanti Linzmayer, esteve no local para fazer a primeira vistoria de acompanhamento dos trabalhos. "Isso é feito ao longo das obras para confrontarmos o que foi medido com o que estava no projeto aprovado pela Caixa. O financiamento concedido à Prefeitura de Curitiba utiliza recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço", explicou.

Ela foi acompanhada pelo fiscal da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o engenheiro Luiz Marcelo Mochenski, e pelo representante da empresa responsável por esta etapa das obras, a Viaplan, o engenheiro Eliel Lopes Ferreira Neto. Na Prefeitura, Mochenski é encarregado da verificação desta obra em todas as suas etapas.

Plataforma do Ligeirão

Em alguns meses, uma das etapas dos trabalhos que poderá ser observada no terminal será o término da plataforma que permitirá a divisão do fluxo de passageiros que utilizam o Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os que pegam o Expresso Santa Cândida/Capão Raso. A nova linha do ônibus Ligeirão entrou em funcionamento em março.

Quando as obras do subsolo estiverem concluídas, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) fará uma nova licitação para seleção dos comerciantes que terão concessão das lojas. 

A complementação do Terminal Santa Cândida  projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) terá custo de R$ 3,7 milhões – 89,1% são financiados pela Caixa e 10,9% garantidos pela Prefeitura. A previsão de conclusão é novembro de 2018.