Oriovisto dispara na pesquisa e pode levar a segunda vaga ao Senado

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) mostrou uma arrancada meteórica do professor Oriovisto na corrida pelo Senado Federal. Ele saiu de três pontos percentuais para 15 e está tecnicamente empatado em segundo lugar.

Com um discurso diferente dos políticos profissionais, o fundador do grupo Positivo é um fenômeno que vai entrar para a história das eleições no estado do Paraná. Saiu praticamente do anonimato político a passos largos para uma viabilidade real de conquistar uma das cadeiras ao Senado Federal.

Oriovisto herdou a votação de Beto Richa, que após sua prisão despencou de forma violenta nas pesquisas e conseguiu manter na disputa graças a um Habbeas Corpus deferido por Gilmar Mendes. Mas a prisão do irmão e com o mandado de prisão em aberto do primo que está no Líbano, Richa dificilmente vai recuperar o patrimônio político, ao menos nas eleições.

Na pesquisa espontânea, Oriovisto já é o segundo colocado na pesquisa do ibope. Esse dado revela o desejo de renovação da população.A busca pelo novo e a ficha limpa de Oriovisto, em meio a tantos atos de corrupção, podem garantir ao professor não apenas um lugar no senado, mas um lugar de destaque na história política do Brasil por derrotar um sistema preparado para reeleger os mesmos. Em entrevista ao Agora Paraná, Oriovisto disse que pretende ser senador apenas por um mandato. “ Não sou político profissional. Quero ser senador para contribuir com o meu país”, disse. Entre suas propostas, Oriovisto pretende lutar pela diminuição do Estado e uma reforma tributária que beneficie a população.