Prefeito lança licitação para a construção do Terminal Tatuquara

A região do Tatuquara, a décima e mais nova administração regional de Curitiba, vai ganhar um terminal multimodal de transporte. O edital de licitação para as obras foi lançado pelo prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (6/9), na Rua da Cidadania do Tatuquara.

O terminal, que ficará ao lado da rua, fará a descentralização do transporte na região Sul da cidade. A construção do equipamento foi um dos compromissos assumidos por Greca durante a campanha eleitoral.

"Hoje nós estamos aqui para lançar a licitação para erguermos o novo Terminal do Tatuquara. Vai ser um terminal metropolitano, dez linhas de ônibus vão passar por ele", anunciou o prefeito, durante ato na Rua da Cidadania.

Serão investidos R$ 8,3 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), mais contrapartida do município, na estrutura que terá bicicletário para 108 vagas, vestiários, lanchonetes, entre outros equipamentos de apoio aos usuários.

O projeto faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2 Mobilidade) com várias intervenções para a melhoria da eficiência do transporte público em toda a cidade. Com a conclusão do processo licitatório e a emissão da Ordem de Serviço será possível iniciar as obras. O tempo estimado de construção é de 12 meses.

Viagem mais curta

Greca explicou que o terminal vai melhorar a qualidade de vida do povo da região, pois irá encurtar trajetos, trazendo economia substacial de tempo para os passageiros de ônibus. "O povo do Tatuquara não terá mais que ir ao Pinheirinho, daqui já dará para ir direto para a Linha Verde e aí para o Centro de Curitiba", explicou. 

O Terminal Tatuquara terá área de 3,4 mil m². Por lá passarão dez linhas alimentadoras, entre elas Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara, que hoje fazem a integração no Pinheirinho.

O terminal será estruturado para receber linhas troncais para futura integração com estações estratégicas da Linha Verde – para a ligação direta ao Centro e integração metropolitana. A ligação do Terminal Tatuquara com a Linha Verde será feita, inicialmente, pelas ruas Presidente João Goulart, Antônio Zanon, Delegado Bruno de Almeida até o Viaduto Vila Pompéia, cujo processo licitatório para o início das obras está em fase final.

Nos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, que integram a regional, vivem perto de de 116 mil pessoas. Juntos, os três bairros somam área 41,03 km², que equivale a 9,44% do território de Curitiba. O Tatuquara é a quinta maior regional em extensão territorial.

Viaduto Pompeia

Na oportunidade, o prefeito também anunciou que na segunda-feira (10/9) vai assinar a ordem de serviço para iniciar as obras das alças de acesso ao Viaduto Pompeia. "Por isso nós estamos tão felizes. O Tatuquara é a regional mais nova e mais querida pelo prefeito. Viva o Tatuquara!, comemorou.

Partiparam do evento o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, a secretária Municipal da Educação, Maria Silva Bacila, o administrador regional Jadir Silva, servidores municipais e comunidade.