Prefeitura celebra 36 anos de inclusão à pessoa com deficiência

“O progresso da inclusão é nossa maior conquista.” É o que afirma Denise Moraes, diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que nesta segunda-feira (16/5) completa 36 anos de existência. Para ela, o departamento é fundamental no exercício pleno da cidadania dessa grande parcela da população. Por isso, funciona como uma rede integrada de assistência, que oferece serviços e eventos para familiares e instituições.

Até abril de 2022, já foram realizados mais de nove mil atendimentos a pessoas com deficiência em Curitiba, por todos os serviços ofertados pelo departamento. São cinco setores que oferecem os serviços de assistência: Empregabilidade, Transporte Acesso, Central de Libras, Orientação Jurídica e o Apoio Psicossocial. Juntos, esses dois últimos já promoveram 1.122 atendimentos no primeiro trimestre deste ano.

“Por muito tempo, a pessoa com deficiência dependeu de filantropia”, conta Fernanda Primo, coordenadora do departamento. “O que eles precisam é de políticas públicas, então a existência de um setor que permanece todos esses anos garantindo que essas políticas sejam inclusivas é fundamental”, ressalta Fernanda.

Jovem Autodefensor

Outra das prioridades da instituição é instigar o jovem com deficiência a se envolver na própria narrativa. O projeto Jovens Autodefensores nasceu em 2021 e já realizou ações de cidadania no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para explicar a importância das eleições e para os jovens aprenderem a usar a urna eletrônica. Alguns aproveitaram para tirar o título de eleitor.

Mais recentemente, oito jovens com deficiência participaram da Comissão de Acessibilidade da Câmara Municipal de Curitiba e sugeriram leis para promover a inclusão.

“É importante que as pessoas com deficiência sejam protagonistas da própria defesa de direitos. No passado, não se imaginava que isso pudesse acontecer,” enfatiza Fernanda.

Central de Libras

A equipe da Central de Libras conta com três intérpretes e um aprendiz e faz acompanhamentos de pessoas surdas em atendimentos variados, presencialmente e por videochamada. Toda quarta-feira, às 9h, acontece o Conversação em Libras para quem quer aprender e praticar a Língua Brasileira de Sinais.

Os curitibinhas também podem participar de encontros on-line, todas as sextas-feiras, onde as crianças entre 7 e 12 anos aprendem noções sobre Libras.

“São bem-vindos pessoas de todos os níveis de fluência, é um espaço aberto. Para as crianças, nós trazemos brincadeiras e um formato lúdico de aprendizado”, conta Denise.

O programa Conversação em Libras foi o vencedor da premiação Zero Project 2022, da Áustria, que procura identificar práticas e políticas inovadoras no mundo que possibilitem acessibilidade de pessoas com deficiência.

Qualquer pessoa pode participar da reunião on-line da Conversação em Libras, basta ligar nos telefones (41) 3221-2262 ou no (41) 99255-8206 e dar o nome para um cadastro.

Transporte Acesso

Com uma frota de nove micro-ônibus, o Transporte Acesso é destinado a pessoas com deficiência com alto grau de complexidade, que residem em Curitiba e com renda per capita de até um salário mínimo. A frota faz o trajeto de ida e volta da residência a serviços de saúde como consultas, exames, reabilitação e serviços socioassistenciais não continuados.

Alzira de Oliveira, 66 anos, é responsável pelo marido, Jair Estevão, 64 anos. Há um ano, Jair perdeu a função motora do corpo. Desde que saiu do hospital, o Transporte Acesso facilita a sua recuperação.

“Hoje, o Jair já consegue sentar sozinho na cama e subir na cadeira de rodas. É tudo porque o acompanhamento médico ficou mais fácil desde que nos cadastramos no Transporte Acesso. É gratificante vê-lo se recuperar”, relata Alzira.

A roteirização inteligente do trajeto dos ônibus já melhorou em 30% a eficiência dos atendimentos. Até abril, foram 6.142 atendimentos.

Apoio à empregabilidade

As Feiras de Empregabilidade são realizadas periodicamente, para captação de vagas. A última aconteceu no dia 3 de maio e na primeira hora, dos 200 primeiros atendimentos, 192 voltaram para casa com vagas encaminhadas.

“À medida que as pessoas são encaminhadas, nós recebemos feedback contando que conseguiram o emprego, o que é muito gratificante de ouvir”, afirma Denise Moraes.

No último Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro de 2021, a feira reuniu 15 empresas, mais o Sine (Sistema Nacional de Emprego), para garantir a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

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