Prefeitura leva asfalto novo a mais um trecho da Rua João Bettega

A Rua João Bettega, ligação entre os bairros Portão e CIC e caminho para o vizinho município de Araucária, está sendo requalificada em um trecho de 2.840 metros entre as ruas Desembargador Cid Campêlo e General Potiguara, na pista sentido bairro/Centro. A obra na CIC integra o programa municipal de recuperação da malha viária da cidade e foi vistoriada nesta quarta-feira (27/7) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

A implantação do asfalto novo começou em 30 de junho pelo processo de fresa e recape e está em fase final, com previsão de conclusão para a primeira semana de agosto. A pintura e sinalização serão realizadas nas semanas seguintes.

O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), tem como finalidade a restauração da camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento.

“Asfaltei a João Bettega da outra vez que fui prefeito, entre os anos 1993 e 1996, ligando o Portão à Cidade Industrial, bairros essenciais a Curitiba. Agora, 30 anos depois, estou refazendo a estrada. Estamos requalificando a via para ficar melhor e fazer o bem a Curitiba”, disse Greca.

 

Meia pista

Por conta das obras, em algumas quadras o trânsito é feito em meia pista, com sinalização e orientação da Setran. O motorista deve redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade ao passar pelos pontos.

“Com a obra, vamos garantir mais conforto aos motoristas, aos comerciantes e usuários do transporte coletivo. Estamos trabalhando arduamente para levar asfalto de qualidade a todos os bairros da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas.

O trecho que está recebendo novo pavimento concentra empresas e comércios importantes para a região. Daniel Bueno é gerente da loja de materiais de construção Cassol João Bettega, inaugurada há pouco mais de três meses na altura onde o novo asfalto está sendo implantado. Para ele, a intervenção vai favorecer a circulação de clientes e fornecedores ao local.

“A melhoria agrega toda a região, valoriza os empreendimentos e investimentos realizados no entorno, mas sobretudo oferece melhores condições de acesso os nossos clientes e colaboradores”, disse Bueno.

Centro/Bairro

A pista da Avenida João Bettega no sentido Centro/bairro teve o asfalto requalificado em 2.800 metros, em 2019, no trecho desde a esquina com a Rua General Potiguara até o encontro com a Desembargador Cid Campêlo. Seis meses antes, em junho, as melhorias no pavimento alcançaram 1.630 metros da rua, entre os cruzamentos com as ruas Francisco Frischmann e Carlos Klemtz.

As obras do programa de recuperação da malha viária da cidade são executadas em vias de ligação entre bairros, que servem ao transporte coletivo ou que dão acesso a equipamentos sociais como escolas, CMEIs e unidade de saúde.

Pela João Bettega, no trecho atualmente em obras, circulam linhas de ônibus como Araucária/Portão, Interbairros IV e veículo do Sites, de transporte para o ensino especial.

As obras são intervenções muito requisitadas pela população tanto por meio da Central 156 quanto no programa Fala Curitiba, de audiências públicas.

Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, o programa Asfalto Novo já assegurou 670 km de pavimento de boa qualidade em ruas das dez administrações regionais da cidade. Neste ano, alcançará mais 230 ruas em bairros das dez administrações regionais.

Acompanharam a visita técnica os administradores regionais Raphael Keiji Assahida (CIC), Gerson Gunha (Portão), o assessor de articulação política Lucas Navarro, os engenheiros da Smop Cayo Carvalho, Jociel Parolin, Rafael Muller e o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop, Moacir Silva.