Professores participam da integração funcional e escolhem local de trabalho

As professoras Ana Paula Cangussu Lopes Vicente, de 30 anos, e Elisandra Karine Cavalvante, de 28 anos, fazem parte do grupo de 30 profissionais que participaram da reunião de integração funcional na tarde desta quinta-feira (6/2), na sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico.

Elas fizeram concurso público para o cargo de Profissional do Magistério (Docência I) em 2016. Ao todo, 190 professores foram convocados e, nesta semana, estão sendo nomeados e escolhendo a unidade onde vão trabalhar no ano letivo de 2020. As possibilidades incluem escolas em todas as regionais da cidade.

Preparada pela Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, a integração funcional é organizada para que os novos servidores conheçam aspectos da sua vida funcional, previdência social e complementar, plano de saúde, entre outros.

“É muita informação para assimilar, mas é um momento bem importante para nós, que somos novas na Prefeitura”, disse Ana Paula, que comemorou nas redes sociais sua posse na rede municipal de ensino. “Sempre foi um sonho trabalhar aqui. Sou de uma família de professores”, disse ela.

“A Prefeitura tem respeito pelos professores. Nós teremos oportunidade de fazer cursos, assistir a palestras. Aqui existe a intenção que o funcionário evolua. A gente pode ampliar o nosso olhar”, avaliou Ana Paula, que é professora há 12 anos. Ela vai lecionar na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, no Parolin.

O que surpreendeu Elisandra, que fez o concurso logo que se formou na Universidade Federal do Paraná, foi o número de pessoas chamadas desta vez. Ela já é professora municipal em Araucária e vai conseguir conciliar as duas atividades. “Sempre quis trabalhar na rede pública porque eu estudei numa universidade pública. É uma forma de retribuir a formação que recebi, que foi ótima”, afirmou ela, que escolheu a Escola Municipal CEI do Expedicionário, no Novo Mundo.

Responsabilidade de cada um

Os servidores do Núcleo de Gestão de Pessoal da Educação Carmen Araújo dos Santos e Rafael Bonetto Rodrigues falaram das licenças a que os servidores têm direito, da importância do registro pela chefia nos casos de acidente de trabalho e dos requisitos das avaliações necessárias durante o estágio probatório (período de três anos de efetivo exercício do cargo, após o qual o servidor conquista a estabilidade).

“Vocês serão avaliados por uma comissão. Se quando estiver perto de completar 180 dias de atividade o diretor não chamar para falar da avaliação, vocês podem lembrá-lo. A vida funcional é responsabilidade de cada um”, alertou Carmen.

Plano de saúde com odontologia

Os participantes da integração também puderam conhecer o plano de saúde dos servidores. Rubens Nadolny, do setor de carteira do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), destacou que um dos principais diferenciais do ICS é a cobertura em odontologia.

“Além disso, são mais de 300 locais de atendimento em Curitiba através do plano de saúde. O ICS é exclusivo para os servidores e seus dependentes”, enfatizou.

O plano de saúde dos servidores inclui todos os procedimentos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação do setor em todo o país.

Os beneficiários podem ser atendidos no Centro de Saúde, no Rebouças, sem coparticipação, ou seja, eles não têm que pagar pelo atendimento prestado como parte do custo do serviço para o plano de saúde. Nos prestadores credenciados há cobrança de coparticipação.

Previdência municipal

O sistema previdenciário municipal, formado pelo regime próprio, que é o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), e a previdência complementar, de responsabilidade da CuritibaPrev (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba), foram apresentados aos novos servidores.

O IPMC é a opção obrigatória de todos os concursados que trabalham na Prefeitura de Curitiba. A CuritibaPrev integra o sistema de seguridade social do qual também faz parte o ICS e é facultativa.

Houve ainda apresentações sobre o Cartão Qualidade, que permite que os servidores façam compras em estabelecimentos conveniados, o pagamento dos salários através da Caixa Econômica Federal e o seguro de vida em grupo.