Professores percorrem quatro regionais e ensinam uso correto dos aparelhos

Professores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) orientaram, nesta sexta-feira (28/2), frequentadores das Academias ao Ar Livre da Prefeitura. A ação, denominada “Dia D para Orientações nas Academias ao Ar Livre”, foi feita em quatro administrações regionais da cidade.

Na Regional Portão, as orientações foram feitas no Parque Cambuí (Fazendinha), na Praça Elias Abdo Bittar (Água Verde), na Praça Ipiranga (Guaíra) e na Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha. As equipes também estiveram em Academias ao Ar Livre nas regionais Pinheirinho, Bairro Novo e Boqueirão.

Ao longo do ano, a Smelj vai promover a orientação uma vez por mês em Academias ao Ar Livre de diferentes bairros, para atingir todas as regionais e um público variado. As orientações serão feitas às sextas-feiras. As próximas data serão 3 de abril e 8 de maio.

O casal Mario Cavalheiro, de 70 anos, e Norilda Cavalheiro, 71, aproveitou as orientações, na manhã desta sexta-feira (28/2), para fazerem exercícios corretamente na Academia ao Ar Livre da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, na esquina com a Avenida Getúlio Vargas, no Portão.

Os dois moram no Água Verde e há 22 anos frequentam a Academia ao Ar Livre na Arthur Bernardes.

“Eu fazia alguns movimentos errados em alguns aparelhos. Esse tipo de orientação é importante para o usuário se exercitar corretamente”, disse Cavalheiro.

O casal frequenta de segunda a sexta-feira a academia, são 1h30 de caminhada e 45 minutos de exercícios nos aparelhos. “As atividades físicas melhoraram minha saúde e o condicionamento físico”, disse Norilda. 

Segundo levantamento da Smelj, cerca de 80% do público que frequenta as Academias ao Ar Livre é formado por pessoas com idades acima de 60 anos. 

Ester Quadra Padilha, 68 anos, moradora da Vila Izabel, frequenta há dois anos as Academias ao Ar Livre. Ela gostou das orientações que recebeu da professora Márcia Cristina Cabral da Rosa, da Smelj.

“É bom saber fazer certo os exercícios para não se machucar. Uma vez parei de frequentar a Academia ao Ar Livre e meu corpo sentiu falta dos exercícios. Aqui é excelente para fazer atividades”, afirmou Ester.

Durante a ação do “Dia D”, os professores da Smelj entregaram folders com informações sobre todos os aparelhos das Academias ao Ar Livre, quantas repetições devem ser feitas em cada aparelho e a forma correta de fazer o exercício.

“Quando vemos uma pessoa com a postura errada já corrigimos. Nessas ações também orientamos as pessoas a fazerem atividades físicas e terem qualidade de vida”, disse a professora Márcia.