Programa de educação inclusiva é ampliado para mais 18 unidades

Mais 18 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passam a integrar o programa Transformando Realidades: Equidade na Educação, que oferece tratamento especial a 74 unidades escolares com necessidades de estratégias diferenciadas para garantir a aprendizagem dos curitibinhas. Neste ano o programa vai ser feito em 92 unidades escolares.

Para permitir a troca de experiências e alinhar as ações do programa, foi promovido nesta segunda-feira (11/3), no Centro de Desenvolvimento Profissional da Escola Batel, o evento “Programa Transformando Realidades: Equidade na Educação Versão 2019”. 

Os debates incluíram ações pedagógicas, Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), frequências e outras variáveis apresentadas pelo estatístico André Felipe Zilio, da Assessoria Técnica da Secretaria da Educação. O evento contou com a participação de diretores e chefias de Núcleos.

“Educação de qualidade garante a igualdade de oportunidades de acesso para todos. Que nós transformemos realidades todos os dias. Que nossa educação seja emancipatória”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Ela destacou que é fundamental respeitar as singularidades de cada estudante para garantir que todos aprendam.

Segundo a secretária, 30 mil estudantes serão atendidos, em diferentes ações.

Na prática

O princípio é considerar fatores econômicos, políticos, sociais e históricos que interferem no percurso escolar dos estudantes. As escolas inseridas no programa recebem valor adicional de 10% no repasse do Fundo Rotativo, para investimentos em recursos pedagógicos.

Para os CMEIs a ampliação do repasse é de 5%. Também recebem um projeto especial de Apoio Pedagógico, com uma professora a mais no quadro, em cada período, para atender estudantes com defasagens. As aulas são no contraturno e são dadas por professores que passam por formação profissional específica. Neste ano, cerca de 3 mil estudantes vão participar do apoio escolar.

Para subsidiar as professoras que atuam no apoio pedagógico, na elaboração de planos de trabalho individualizado e na aplicação de metodologias diferenciadas de ensino, a Secretaria Municipal da Educação promove formação específica.

Aumento no Ideb

As escolas que integram o programa Transformado Realidades: Equidade na Educação tiveram excelente desempenho no Ideb, o principal indicador da qualidade da educação no país. Das 35 escolas avaliadas em 2017, 28 aumentaram o índice em relação a 2015 e 68% delas superaram as metas definidas pelo Ministério da Educação. Das dez escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba com maior crescimento no Ideb, seis pertencem ao programa, segundo o índice divulgado em 2018.

O Núcleo do Tatuquara tem dez escolas e dez CMEIs participantes do programa. “Este evento é muito importante por permitir a troca de experiências e por abodar também as potencialidades de cada unidade”, disse o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) do Tatuquara, Claudinei Alberto.