Queixinho é adotado em dia de Cãominhada e Festival da Felicidade
Na Cãominhada Curitiba 2022, neste fim de semana, no Parque Barigui, Queixinho, o xodó da Rede de Proteção Animal, encontrou um novo lar. O cachorro, que aguardava adoção desde 2019, ganhou este nome por ter perdido um pedaço da mandíbula após um atropelamento, quando foi resgatado. No evento, promovido no sábado (5/11) pela Prefeitura em parceria com o Grupo RIC, como parte do Curitiba Viva Bem, teve microchipagem e a adoção de animais. Na ação, 246 animais foram microchipados e outros 15 cães foram adotados.
Quem aproveitou o dia de sol para curtir um passeio pelo Parque Barigui também pode curtir o Festival da Felicidade, com várias outras atividades do município e que ocorre paralelamente ao V Congresso Internacional da Felicidade, que segue neste domingo (6/11). O congresso acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
A Prefeitura participa com atrações nas áreas de esporte e lazer, nutrição, segurança alimentar, turismo e proteção animal. Neste domingo, o Festival da Felicidade terá atrações ininterruptas da manhã até a noite.
Cãominhada
Moradora do bairro Xaxim, Eliza Danielle Bentes, levou seu cão Bruce, da raça São Bernardo, para participar da cãominhada pela primeira vez. Acompanhada de seus dois filhos, ela aprovou a iniciativa. “Achei muito legal, é o tipo de programa que estamos acostumados, sempre que possível frequentamos o parque em família”, contou.
Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a Cãominhada teve início no Pavilhão de Exposições. De lá, tutores e seus animais de estimação seguiram até o Salão de Atos do Parque Barigui, onde tendas foram montadas para a oferta de diversos serviços.
Ofertada gratuitamente pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a microchipagem garante a identificação de animais.
O procedimento é rápido e indolor, e consiste na implantação de um pequeno dispositivo eletrônico embaixo da pele do animal.
Daniel Boll e sua esposa Vanilla Eskiba, aproveitaram a oportunidade para colocar o microchip no labrador Paco, de quatro meses. “O procedimento foi muito tranquilo e rápido, ele não estranhou nada. Ainda aproveitamos para participar da cãominhada”, disse Boll.
Quem também marcou presença no Barigui foi a Família Folhas. O dia teve ainda orientação de veterinários e demonstrações de cães treinados pelo Canil da Guarda Municipal de Curitiba, e ações de conscientização sobre guarda responsável com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
A Cãominhada 2022 contou com o apoio da rádio Jovem Pan, das Lojas MM, Special Dog e da Mega Mania.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.