Secretaria de Meio Ambiente realiza operação de fiscalização ambiental

Visando manter as Áreas de Preservação Permanentes (APP), a Secretaria de Meio Ambiente está realizando diversas fiscalizações ambientais pelo município, em uma ação de parceria com a Polícia Civil, Guarda Municipal Ambiental e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A operação consiste em fiscalizar áreas que prejudiquem recursos hídricos, vegetação, biodiversidade, e notificar ações irregulares.

Na última quarta-feira (27), a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental, teve início à ação, com a fiscalização em áreas de construções irregulares, que prejudicam o meio ambiente, principalmente por serem construções de casas na Mata Atlântica. Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Meio Ambiente, junto com o IAP e Guarda Municipal também foram monitorar e autuar locais irregulares.

De acordo com o agente fiscal da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Claudio Pinto Silva, uma das áreas notificadas durante a operação se encontra quase na nascente do Rio Pequeno, prejudicando a água, além do desmatamento por queimadas e cortes de árvores. “Já faz um tempo que estamos monitorando esta área. Essa área toda está sendo devastada por um cidadão que está loteando. Já foi autuado, mas as pessoas compram inocentemente essas áreas. É uma área que deveria estar intacta, um dano ambiental muito grande para toda a sociedade”, enfatizou.

Caso o munícipe identifique casos de construções irregulares em áreas de preservação, ou outros atos de irregularidade ambiental, deve denunciar entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (41) 3383-1313, ou ligando para o Guarda Municipal pelo 153 ou 0800 153 0800.