Semana de Arte terá 250 atrações e apresentações de professores

A Secretaria Municipal da Educação promove, de 25 a 30 de setembro, a Semana de Arte, Cultura e Literatura. Serão cerca de 250 atrações culturais em 50 teatros, museus e outros espaços culturais da cidade.

O evento é destinado a profissionais da Educação e da Fundação Cultural de Curitiba ativos e aposentados e para a comunidade. Serão oferecidos 20 mil ingressos gratuitos – 10% são reservados à comunidade.

Os interessados em participar das atividades podem fazer a inscrição no portal Cidade do Conhecimento (www.cidadedoconhecimento.org.br), no banner da Semana de Arte, Cultura e Literatura que direciona para a programação completa. Clicando na atividade escolhida, é possível fazer a inscrição on-line.

A programação inclui rodas de leitura, exposições, visitas mediadas, oficinas, espetáculos teatrais e circenses, palestras, debates, cinema, dança, concertos. “São ações diversificadas, a escolha de cada profissional, para um momento de ampliação cultural, uma experiência estética diferente do que se vivencia no cotidiano”, diz a gerente de Educação e Cultura da Secretaria da Educação, Margareth Caldas Fuchs. 

A Semana de Arte, Cultura e Literatura, parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba, integra o projeto Cultura em Movimento e promove a ampliação do repertório cultural para os professores, com acesso aos espaços culturais de Curitiba.

A maior parte das atividades é resultado do apoio de parceiros da Prefeitura e não terá custos para o município. Algumas peças teatrais que fazem parte da programação são contrapartidas de editais da Fundação Cultural de Curitiba.

Professores também se apresentam

A novidade deste ano é que a programação terá também apresentações de profissionais da educação. O professor Marcelo Senra, da Escola Municipal Erasmo Pilotto, por exemplo, apresentará E6 Acústico e Didático – Apreciação Musical em um Contexto Pedagógico Musical e Intimista. A professora Lucinéa Dobrychlop, da Escola Municipal Presidente Pedrosa, dará a oficina Tramar e Tecer no Espaço Escolar. Luiz Savio Monteiro de Almeida, da Escola Municipal Cerro Azul, regente do coral Grupo Cantante, também se apresentará.

Durante a semana, o público poderá ver a exposição de Artes Visuais A Alma dos Floristas, no Farol do Saber Kalil Gibran, de Ayman Esmandar, participar de bate-papo com Rosy e Mara Fontoura, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, da oficina de haicai com Álvaro Posselti, na Rua da Cidadania do Portão, assistir à peça O Beco do Amor Perdido, no Teatro Lala Schneider, e ouvir a poetisa Adélia Woellner, na Biblioteca Pública do Paraná.