Telejornalismo escolar: uma nova maneira de narrar a notícia

Elaborar uma leitura crítica da mídia fica muito mais fácil quando os estudantes conhecem o processo de produção do conteúdo dos veículos de comunicação. Foi o que fizeram as turmas de 5º ano da Escola Municipal CEI Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão.

Em oficinas de fotografia, cinema e jornal realizadas no contraturno escolar, o grupo de 70 crianças aprendeu a trabalhar com informação, imagem e som. Sob a supervisão das professoras Neusa Camargo e Vanessa Brito, os estudantes conheceram a estrutura de um jornal, produziram alguns periódicos, debateram temas da atualidade, analisaram imagens e aprenderam como veicular uma notícia.

Um dos exemplos desse trabalho foi o telejornal produzido com o tema “Quem são esses brasileiros”. A edição do Jornal Colegial foi pautada, produzida e editada pelos próprios estudantes, e em seguida veiculada por meio da internet. O programa abordou quem são os brasileiros que dão orgulho ao país, quais os desafios para se viver no Brasil de hoje e os anseios da comunidade.

De acordo com a professora Neusa, o Jornal Colegial trouxe muita autonomia aos estudantes. “Eles puderam inovar, pensar, construir e elaborar uma nova proposta de falar, debater assuntos, envolver a comunidade e protagonizar a notícia”, explicou ela. As atividades incluíram pesquisas, entrevistas, busca de personagens, fotografias, seleção de recursos de imagem e som e edição.

“A colaboração foi muito importante neste trabalho, pois alguns interagiram com as famílias, inspetores, colegas e professores para o sucesso do telejornal”, completou a professora Vanessa Brito, da Oficina de Cinema e Fotografia.

O repórter mirim Jhonatan Felipe da Cruz, 10 anos, conversou com alguns familiares para debater questões culturais. A mãe dele, Daniela Dalk, veio de Portugal e explicou que o motivo da mudança foi conhecer o Brasil e também porque a Europa passava por uma crise.

“Precisei descobrir por que essas pessoas vieram para o Brasil para aprender as dificuldades que cada um enfrenta e as diferenças culturais que existem entre os países”, contou Jhonatan. Com os colegas, o garoto aprendeu que o país tem uma das maiores biodiversidades do mundo, que a cordialidade do povo brasileiro é reconhecida internacionalmente, que a gastronomia é diversificada e, claro, que o carnaval é uma das festas mais representativas da nação.

Amor pela pátria

A estudante Brenda dos Santos, 10 anos , pesquisou a biografia de brasileiros ilustres. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, foi destaque na matéria de Brenda sobre as figuras que dão orgulho ao país. “Ter orgulho do país é próprio do ser humano e existem muitos motivos para sentirmos orgulho do povo brasileiro”, destacou a Brenda.

A iniciativa da unidade é também um exemplo das ações promovidas pelo Jornal Eletrônico Extra, Extra!, realizado na rede municipal. O projeto promove atividades com produções de diferentes gêneros textuais e trabalha a função social da escrita. 

“O trabalho com o jornal eletrônico estimula o protagonismo, o senso crítico, a comunicação, o debate de ideias, a troca de experiências e incentiva o compartilhamento das informações entre estudantes e comunidade”, frisou a superintendente de gestão educacional, Elisângela Iargas Mantagute.

Para acessar a página do projeto com os periódicos digitais produzidos pelos estudantes da rede, acesse www.cidadedoconhecimento.org.br, clique em Alunos – Extra, Extra!