Via Veneto ganha asfalto novo. Prefeitura recupera seis das principais ruas da região

A Via Veneto, uma das principais ruas de acesso e ligação dos bairros que formam a Regional Santa Felicidade, está sendo requalificada pela Prefeitura. Em breve, a rua terá asfalto novinho no trecho entre a Manoel Ribas e a Marcos Mocelin, numa em extensão de 858 metros.

As obras começaram na última quarta-feira (21) e devem ser concluídas até o fim da semana pela equipe de Secretaria Municipal de Obras Públicas, para reforçar a estrutura do pavimento. 

A Via Veneto tem alto tráfego de veículos e por ela passam cerca de 20 mil pessoas por dia, em cinco linhas de ônibus. Pelo trecho em obras circulam as linhas de ônibus Bairro Alto/Santa Felicidade, Santa Felicidade/Caminha do Siqueira, Veneza, José Culpi e a Linha Turismo.

“É muito rápido, as equipes mal começaram e já avançaram um bom trecho. Vai ficar impecável”, disse a enfermeira Maria Alice Gaiovis, que há 28 anos mora na região.

Ela e os filhos, João Miguel e Pedro Henrique, comemoram a melhoria em frente à casa. “Neste bairro as ruas estão muito bem cuidadas”, elogiou a moradora.

Textura uniforme

O trabalho de fresa e recape restaura a camada asfáltica danificada e recupera a qualidade estrutural do asfalto. “O pavimento ganha textura uniforme, com as condições de conforto e segurança necessárias para quem vive e trabalha na região”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Do quintal, a dona de casa Marilze Andrea Melo acompanha o avanço das obras. “Está aí, aparecendo para quem quiser ver para onde vai o nosso dinheiro”, diz Marilze.

Os dois primeiros dias de obra, segundo ela, alteraram a rotina dos moradores, que precisaram se adaptar aos bloqueios no trânsito, conviver com o barulho e a movimentação das equipes.

“É assim mesmo, primeiro vem o barulho do trabalho e depois o resultado. A rua está ficando um tapete”, afirmou Marilze Andrea Melo.

Na avaliação da moradora, o trecho em frente à sua casa, na esquina com a Rua Ângelo Slomp, era um dos mais críticos. Por servir como corredor de transporte coletivo, além do fluxo intenso de veículos, havia falhas na pista e caminhões e carros faziam muito barulho ao passar.

Pacote de obras

A Via Veneto é a terceira de um pacote de seis rua da regional que vão passar por requalificação até o fim do ano, abrangendo os bairros Mercês, Santa Felicidade, Vista Alegre, Campina do Siqueira e Orleans.

Já estão com asfalto novo as ruas Rua Ângelo Stival, nos 157 metros a partir da esquina com a Via Veneto até o encontro com a Manoel Ribas, e a Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, em um trecho de 2.437 metros entre a Paulo Gorski e a Professor João Falarz.

Avenida Manoel Ribas

Cruzando os bairros Mercês, Cascatinha e Santa Felicidade, a Avenida Manoel Ribas contará com obras de pavimentação em 3.722 metros, entre a Rua Jacarezinho e a Via Veneto. Em julho do ano passado, a Prefeitura já havia entregado cerca de 3.200 metros de asfalto novo para a mesma avenida, entre os bairros Santa Felicidade e Butiatuvinha. A Manoel Ribas é também uma via de ligação com a região metropolitana.

A Avenida Três Marias, no bairro São Braz, será requalificada nos 1.180 metros do caminho que começa no cruzamento com a Avenida Vereador Toaldo Túlio e segue até a esquina com a Rua Pedro Corrêa da Cruz.

Os 250 metros da Rua Carlos Razera, no trecho entre as ruas André Zanetti e Victório Viezzer, no Vista Alegre, também passarão por obras de pavimentação.

Contrato de financiamento

A requalificação da malha viária de seis das principais ruas da Regional Santa Felicidade faz parte do novo ciclo de obras de fresa e recape da Prefeitura. Os recursos são provenientes de parceria com o Governo do Estado do Paraná repassados pela Fomento Paraná por meio do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), que é administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e por seu ente de cooperação, o Paranacidade.

Por meio desta parceria mais de 47 quilômetros, de 59 vias da cidade estão sendo requalificados. O trabalho não para por aí.

O plano de recuperação da Prefeitura acontece por ruas de toda a cidade. São 451 vias já recuperadas ou em processo de requalificação, nos últimos dois anos.