Paraná

Começa a duplicação de importante via de São José dos Pinhais

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior entrega a ordem de serviço para as obras de duplicação do trecho Norte da Avenida Rui Barbosa, um dos principais eixos viários de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Com apoio do Governo do Estado, uma das mais importantes vias de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será duplicada e revitalizada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (29), na Praça da Juventude, no bairro Guatupê, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da Avenida Rui Barbosa, Trecho Norte. A via de aproximadamente 2,5 quilômetros corta parte do bairro Guatupê, após a BR-277, ligando São José dos Pinhais a Piraquara.

O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito operacionalizada junto com a Fomento Paraná e o Paranacidade, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbana e de Obras Públicas.

Ratinho Junior destacou que a readequação viária vai melhorar a qualidade de vida de uma fatia considerável da população da cidade e também de municípios vizinhos, pessoas que residem em outras localidades mas trabalham nas empresas instaladas em São José dos Pinhais.

“São José dos Pinhais é uma das maiores cidades do Paraná e merece toda a atenção possível. As pessoas que ficam paradas nos congestionamentos sabem da importância desta obra”, disse o governador. “Infraestrutura gera desenvolvimento e essa grande obra é capaz de modernizar uma área importante e populosa da cidade, além de ter reflexo em municípios vizinhos como Piraquara e Pinhais”, acrescentou.

As obras de duplicação, ressaltou Toninho Fenelon, prefeito de São José dos Pinhais, são uma antiga reivindicação da população da região. O novo projeto, disse ele, vai aliviar o fluxo de veículos de passeio e caminhões, além de garantir mais segurança aos pedestres.

“É a intervenção urbana mais esperada de São José. Vai melhorar a mobilidade, fazendo com que as pessoas fiquem menos tempo no trânsito”, afirmou Fenelon. “Quem circula no entorno da BR-277 vai ganhar agilidade e qualidade”, completou.

Ele lembrou, também, que a via é de extrema importância por causa da localização estratégica do município. Além de beneficiar a região do Guatupê e do Ipê, atende também uma parte do Afonso Pena, bairros populosos de São José dos Pinhais. “A obra começa nos próximos dias. Queremos finalizá-la até o fim deste ano", disse o prefeito.

LICENÇA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, já entregou ao município a licença ambiental para que a duplicação possa começar imediatamente.

REGIÃO

O Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa é um dos principais eixos viários do município, responsável por ligar os bairros Guatupê e Ipê às demais localidades de São José dos Pinhais, além de ser acesso a Piraquara.

A região concentra também um grande fluxo de veículos que circulam para outras localidades da cidade, como o bairro Borda do Campo e o complexo industrial da Renault do Brasil. Também serve de acesso à BR-277, rodovia de ligação ao Porto de Paranaguá, Litoral do Paraná e Curitiba. “Vai beneficiar muita gente, morador ou não de São José dos Pinhais”, afirmou Ratinho Junior.

QUALIDADE DE VIDA

Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega ressaltou que a revitalização da avenida vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Para ele, a obra, quando pronta, resultará em maior fluidez do tráfego interno e entorno da cidade, segurança e economia de tempo nos deslocamentos, principalmente nos horários mais de críticos.

“Uma obra completa, que inclui duplicação, asfalto, sinalização, calçamento, acessibilidade, ponte e pontos de ônibus. Vai transformar a Avenida Rui Barbosa e trazer mais progresso para São José dos Pinhais", ressaltou.

PRESENÇAS

Participaram do evento o chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Daniel Vilas Boas; os deputados federais Toninho Wandscheer e Luizão Goulart; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Ricardo Arruda, Delegado Recalcatti e Francisco Buhrer; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; além de vereadores da cidade, lideranças políticas e empresariais de São José dos Pinhais.