Pinhais

Conselho Comunitário de Segurança de Pinhais toma posse

Conselho Comunitário de Segurança de Pinhais toma posse. (Foto: Aline Valentim )

A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Pinhais (Conseg) tomou posse na noite da última quinta-feira (6). A solenidade foi realizada no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com presença de autoridades municipais, representantes dos setores da segurança pública, conselheiros e demais convidados.

O Conseg Pinhais foi reativado em 7 de agosto de 2015 e atua em conformidade com o Decreto nº 5381/2016. A entidade realiza, mensalmente, reuniões com seus membros natos e efetivos, representantes da comunidade, associações de moradores, empresários e representantes das escolas e igrejas.

O coronel Chehade Elias Geha, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná, fez a entrega da carta constitutiva ao presidente eleito do Conseg Pinhais, Edson dos Santos Miranda. Na ocasião, destacou a importância do Conselho para colocar em prática ações que atendam as necessidades da população, no que diz respeito à segurança pública. “Faço a entrega desta carta constitutiva desejando que, daqui dois anos quando vencer a validade desta carta, o presidente e toda sua equipe possam olhar pra trás e realmente dizer que valeu a pena. Quero parabenizar todos os voluntários pela coragem por assumirem este compromisso, que nas suas horas de folga se reúnem para decidir o que é melhor para a nossa comunidade, e os desafios são muitos”, afirmou o coronel.

O presidente Edson dos Santos Miranda falou sobre o papel dos conselheiros em parceria com o poder público. “Agradeço a minha esposa, pois os demais membros sabem que para buscar melhorias pra nossa cidade deixamos nossa família para estarmos reunidos no Conselho. Ainda não temos uma participação na proporção que gostaríamos, mas isso está mudando e cada vez mais buscamos parcerias com o poder público, com a Polícia Militar, Guarda Municipal. Agradeço mais uma vez a todos que estão junto comigo para tentar fazer a diferença”, salientou.

O secretário de Governo (interino), Márcio Mainardes, que representou a prefeita Marli Paulino no evento, destacou a parceria entre os diferentes setores em prol da segurança pública. “Nós do município certamente nos preocupamos muito com a segurança, tivemos muitos avanços na última década. No ano passado, completamos 10 anos da criação da Guarda Municipal, também temos uma importante parceria com as Polícias Militar e Civil, a qual tem gerado grandes resultados, que inclusive serve de exemplo para todo o Estado do Paraná. Destacamos também a parceria com a sociedade organizada, neste momento representada pelo Conseg. Então, ficamos muito felizes com o apoio da sociedade em geral para a segurança do nosso município. A prefeita Marli Paulino deseja sorte a todos os membros e que possamos fazer um trabalho cada vez melhor”, ressaltou.

Presença

Também participaram da solenidade a vereadora professora Cinéia, representando a presidência da Câmara Municipal; Hormínio de Paula Lima Neto, delegado chefe de Pinhais; Capitão João Pedro de Passos Rocha, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar do 22º BPM; 1º tenente Jackson Alexandre Machado, representando o comando do 6º GB; coronel Levi Paulo da Silva Falcão, ex-presidente do Conseg Pinhais; vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Zé Francisco e Tavinho; diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, Otavio Reinaldo Cancio do Amaral; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pinhais, Leonilde da Silva.