Geral

Escola de Trânsito inova e oferece visita virtual a estudantes

Escola de Trânsito inova e oferece visita virtual a estudantes. (Foto: Divulgação)

Tradicional entre as atividades desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran), o circuito intermodal educativo ofertado a estudantes do ensino fundamental ganhou uma nova modalidade.

A primeira experiência no formato online foi ofertada nessa quinta-feira (9/7), quando a EPTran recebeu uma visita virtual de alunos de uma escola que, por meio de uma plataforma online, conversaram sobre segurança no trânsito de uma forma educativa. 

A turma do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Geração pôde acompanhar agentes de trânsito explicando sobre cuidados necessários no trânsito. A instituição de ensino desenvolve um projeto sobre educação de trânsito com os alunos, o que costumava incluir uma visita presencial à EPTran, localizada no Bosque da Fazendinha.

Com a chegada de muitas adaptações, provocadas pela pandemia do novo coronavírus, essa atividade foi suspensa, mas não abandonada.

Planejamento da EPTran possibilitou que os agentes pudessem continuar fazendo esse serviço de uma nova maneira, agora online.

“Esta inovação nas nossas atividades mostra que mesmo com um pouco mais de dificuldade é possível continuar transmitindo orientações, recomendações e esclarecimentos a respeito do trânsito para as nossas crianças, de maneira que elas continuem se desenvolvendo adequadamente e contribuam para um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos”, explica o diretor da EPTran, Claudionor Agibert.

Da reunião desta quinta-feira participaram 18 pessoas - 17 alunos e a professora - que puderam aprender por meio do circuito intermodal educativo. As crianças passearam virtualmente, recebendo orientações do que podem e do que não podem fazer no trânsito.

A ação teve a participação das bonecas Julia e Bia, que reforçaram as orientações de forma lúdica. 

Instituições de ensino que tenham interesse em desenvolver trabalhos semelhantes sobre educação no trânsito, em parceria com a EPTran podem solicitar agendamento pelo email [email protected]