Unidade de Saúde da Família Maria Antonieta passará a atender até as 19h

A Prefeitura de Pinhais começa a implantar o horário estendido nas Unidades de Saúde da Família (USF). A primeira a funcionar desta maneira será a USF Maria Antonieta, que atenderá, a partir desta segunda-feira (17), das 7h às 19h. Um dos principais objetivos é ampliar o acesso de usuários trabalhadores às Unidades de Saúde.

A prefeita Marli Paulino disse que esta é uma ação importante e que mostra a preocupação em atender melhor a população. “Estamos ampliando o horário de atendimento para oportunizar o acesso daqueles que ficam impossibilitados de comparecer às unidades durante o dia. Temos buscado diversas ações para melhorar cada vez mais a saúde no nosso município”, salientou.

A Unidade de Saúde conta com três equipes de Estratégia Saúde da Família, que é composta por médico generalista, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Além disso, conta com equipe de Saúde Bucal, com dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal. E também serviço de assistência farmacêutica.

“O município de Pinhais aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que estende o horário de funcionamento das unidades, para ampliar o acesso da população. Neste início, teremos um reforço com outros profissionais médicos, para além dos que já compõe as equipes para atender esta nova demanda”, conta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Acolhimento

Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde implantou uma nova forma de atendimento. O procedimento chamado “Acesso Avançado” é um modelo de atendimento mais simples, mas que requer uma mudança na forma de agendamento das pessoas que procuram a Unidade de Saúde. Nesse novo formato, a população não precisa chegar de madrugada, visto que a USF abre às 7h e todos os dias os usuários passam por uma equipe que avalia a necessidade de atendimento imediato ou agendamento. “A equipe de enfermagem está apta para escutar os problemas, verificar resultados de exames e agendar consultas. As pessoas não precisam mais madrugar, visto que nesse novo formato, todos os dias são ofertadas consultas para os pacientes que necessitam de atendimento imediato, que estão passando mal, e aqueles que poderiam esperar a consulta de rotina, ou seja, ofertando atendimentos num prazo mais curto", salientou a Diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Viviane Maysa Tomazoni.

Serviço

A USF Maria Antonieta fica na Rua Jerônimo Mendes dos Santos, 506, bairro Maria Antonieta. Telefones: (41) 3912-5364 / 3912-5354