Assembleia Legislativa e TV Educativa firmam parceria para compartilhamento de equipamentos e tecnologia

A Assembleia Legislativa do Paraná e a Rádio e Televisão Educativa do Paraná formalizaram nesta terça-feira (18) mais uma parceria para aprimorar cada vez mais as transmissões da TV Assembleia e também da TV Paraná Turismo (TV Educativa). A cooperação entre as instituições não é novidade, os canais de televisão públicos já compartilham expertise e conteúdos e agora têm como foco a ampliação da distribuição do sinal para todo o Paraná.

Além do assessoramento técnico para definição de soluções e tecnologias, o convênio prevê a cessão de equipamentos da TV Educativa para a operacionalização da TV Assembleia. A estrutura já está em funcionamento e permitiu que o canal legislativo ficasse no ar durante a transição da operação da TV que deixou de ser terceirizada e passou a ser de responsabilidade da própria Assembleia. “A TV Educativa nos permitiu dar continuidade as transmissões de todas as sessões plenárias e audiências públicas. A presença da Paraná Educativa nos deu segurança técnica, além da economia que estamos fazendo de recursos referentes aos contratos anteriores que reduziram em muito. O objetivo principal é continuarmos avançando, nós estamos fazendo investimentos para estruturar a nossa TV Assembleia visando avançar cada vez mais para chegarmos ao interior dos municípios do Paraná com a cobertura, fazendo com que todas as iniciativas parlamentares, principalmente dos deputados do interior possam chegar as suas bases”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB).

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), agradeceu a agilidade da equipe da TV Educativa em atender as demandas da TV Assembleia e permitir a manutenção das transmissões. “No momento em que nós encerramos o contrato com a empresa privada que prestava esse serviço nós tivemos uma interlocução com a nossa TV pública que é a TV Educativa e que foi fundamental. Quero agradecer ao Ruy e aos demais diretores que prontamente disponibilizaram os equipamentos para que a TV Assembleia pudesse manter o funcionamento regular. Com essa parceria, nós não interrompemos um único dia sequer a programação da TV Assembleia. Nós temos que agradecer a essa parceria, inclusive ao governador Ratinho Junior, respeitando o Parlamento e a importância da divulgação do debate do processo legislativo e fortalecer a TV Educativa como uma TV pública que cumpre um papel fundamental”.

O diretor-presidente da TV Educativa do Paraná, Ruy Façanario, ressaltou a importância da parceria para a divulgação do Parlamento. “Aqui é a casa do povo paranaense e a gente não poderia deixar de atender essa demanda em um momento de transição. Não permitir que a TV ficasse fora do ar foi o nosso primeiro compromisso, até do próprio governador Ratinho Junior. A gente de pronto atendeu com os equipamentos e tecnicamente pela importância que tem essa Casa, pela divulgação que ela faz dos trabalhos para a população. Foi fundamental a gente estar junto e pretendemos ser parceiro sempre dessa Casa”.

Segundo Romanelli, o objetivo é “expandir o sinal da TV Assembleia por todo o Paraná em parceria com a TV Educativa”. Para o presidente Traiano “a TV Assembleia tem uma função social. O parlamento estadual é a caixa de ressonância da sociedade. Aqui nós temos representatividade do estado como um todo. É fundamental que as notícias que aqui ocorrem, os projetos que tramitam, os projetos de iniciativa do Governo se tornem de conhecimento público do Paraná como um todo e é através da TV Assembleia e da TV Educativa, dessa iniciativa que nos une, que poderemos chegar a todos os recantos do nosso estado do Paraná”.

A TV Assembleia pode ser assistida em rede aberta no canal 10.2 e no canal 16 da operadora Claro/Net. O canal em TV aberta está no ar desde maio de 2020 e é uma parceria com o Senado Federal, que custeou todos os investimentos necessários para a implantação do canal. O transmissor cedido pelo Senado está instalado em uma área da TV Educativa, outra parceria entre as instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *