Campanha arrecada doações às vítimas da explosão no Líbano

A comunidade libanesa de Curitiba está mobilizada para arrecadar doações às vítimas da explosão que ocorreu na região portuária de Beirute, capital do Líbano, na última terça-feira (4). Mais de 150 pessoas morreram, cerca de 5 mil ficaram feridas e há aproximadamente 300 mil desabrigados.

A campanha é encabeçada peça Câmara de Comércio Brasil-Líbano. A médica Cilene Karam afirma que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve deixar o país na semana que vem com as doações.

Cilene reforça que a preferência é pela doação de medicamentos e alimentos não perecíveis.

Veja os pontos de coleta de doações em Curitiba:

Paróquia São Jorge – Rua Itacolomi, 1840 – Portão

Restaurante Cantinho Árabe –  Rua Schiller, 1967 – Hugo Lange

Restaurante Tahine – Rua Joaquim da Silva Sampaio, 172 – Mercês

Restaurante Le Liban – Rua Augusto Stresser, 1570 – Hugo Lange

Poupança

Também foi aberta uma conta-poupança emergencial, em nome da Câmara de Comércio Brasil-Líbano. Os valores arrecadados serão destinados à compra de alimentos, medicamentos e outros artigos de urgência, indicados pelas autoridades libanesas.

Confira os dados da conta-poupança:

Câmara de Comércio Brasil-Líbano

CNPJ: 62.370.887/0001-67

Banco Bradesco

Agência: 099

Conta-poupança: 302324-9

Homenagem

Foto: Paulo Castellano

A Prefeitura de Curitiba promoveu no final da manhã deste sábado (8), uma cerimônia em homenagem às vítimas da explosão em Beirute. O ato reuniu autoridades diplomáticas e religiosas no Memorial Árabe, localizado na Praça Gibran Khalil Gibran, no Centro Cívico.

Na ocasião, foi entregue ao cônsul do Líbano no Paraná, Nizar Hachem, uma carta endereçada ao prefeito de Beirute, Jamal Itani, que será enviada pela embaixada libanesa do Brasil na próxima semana. A carta destaca a amizade e apreço que une brasileiros e libaneses, além de reverenciar os mortos e expressar solidariedade aos enlutados e desabrigados pela explosão que abateu a capital libanesa.

As autoridades fizeram 1 minuto de silêncio, além das orações, num ato simbólico em honra às vítimas.

Libaneses no Brasil

O Brasil abriga quase 12 milhões de árabes e descendentes. 27% deles são de origem libanesa. É o que aponta uma pesquisa apresentada em julho pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Em Curitiba, os imigrantes vindos do Líbano chegaram na década de 20, como afirma a médica Cilene Karam.

 

Fonte: CBN – Repórter Lucian Pichetti