CGE e Portos do Paraná trabalham por maior segurança jurídica e de gestão
O trabalho alinhado da empresa pública Portos do Paraná e da Controladoria-Geral do Estado (CGE) busca garantir maior segurança jurídica e de gestão à atividade portuária. Esse foi um dos assuntos tratados durante o encontro do presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e diretores da empresa com o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, nesta terça-feira (13).
A capacitação dos profissionais dos portos foi outro assunto da reunião, realizada no Porto de Paranaguá, com a participação do diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Vinicius Freitas dos Santos.
“Essa interação é bem-vinda e necessária, já que a intenção é que trabalhemos sempre alinhados com a CGE, garantindo credibilidade e assertividade às nossas ações”, afirmou Garcia. Ele destacou a transparência e seriedade com que são tratadas as operações portuárias em um período de expansão de movimentação, com sucessivos recordes, diversificação de cargas e reforço nos investimentos em infraestrutura.
“Na atividade portuária, os negócios dependem de credibilidade. Os investidores estrangeiros percebem nossa conduta, postura e profissionalismo e, com isso, mantêm uma relação de confiança com o Estado do Paraná”, ressaltou o presidente da Portos do Paraná.
Também são destaques as ações de combate ao coronavírus. Foram quase R$ 11 milhões investidos e 1,6 milhão de trabalhadores atendidos. Nos últimos 365 dias, equipes médicas e de enfermagem atuaram 24 horas no Pátio de Triagem e nos acessos de motoristas e pedestres ao cais do Porto de Paranaguá.
TREINAMENTO
O controlador-geral Raul Siqueira também reforçou a importância da união de esforços. “É importante para reforçar as estratégias de capacitação e de treinamentos dos nossos colaboradores, conhecendo a realidade de cada instituição, de cada órgão do Estado”, disse.
Segundo ele, a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional da CGE, e os coordenadores das áreas afins, irão apresentar experiências e os trabalhos já realizados no Estado, a fim de fortalecer o conhecimento da equipe dos portos paranaenses na condução dos procedimentos administrativos convencionais.
“Isso trará mais segurança jurídica, maior segurança de gestão para a administração da Portos do Paraná e, principalmente, uma segurança para os colaboradores de que a administração Carlos Massa Ratinho Junior é comprometida com a ética, com a integridade e com a boa condução do processo de gestão pública”, disse Siqueira.
O diretor jurídico da Portos do Paraná ressaltou que a presença do controlador-geral foi uma oportunidade para tratar de um pedido específico em relação à capacitação dos profissionais, no que diz respeito ao processo administrativo disciplinar, ou seja, processos de sindicância.
“Precisamos do apoio da CGE para qualificar os nossos colaboradores e servidores, a fim de que o processo administrativo tenha uma resolutividade ainda maior dentro das questões que envolvem a Portos do Paraná”, explica Freitas dos Santos.
Segundo João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente, a visita foi motivada por uma demanda da diretoria colegiada, que sentiu necessidade de parceria com a CGE. “O objetivo é trazer capacitação da controladoria para que melhore o desempenho dos trâmites documentais internos da Portos do Paraná”, afirmou.