Curitiba pode entrar em colapso: UTIs voltam a lotar em decorrência da Covid-19

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), três hospitais chegaram, a ocupação completa de leitos de UTI para tratamento da doença:

 

  • Hospital Evangélico Mackenzie: 33 leitos ocupados (100%)
  • Hospital do Idoso: 52 leitos ocupados (100%)
  • Hospital do Trabalhador: 17 leitos (100%)

No Hospital de Clínicas 49 das 51 vagas estão ocupadas, e na Santa Casa 45 dos 55 leitos também estão ocupados. Curitiba está com 230 leitos do SUS para Covid-19 ocupados, e 43 livres.

Em relação aos hospitais privados, quatro já mostraram um aumento da taxa, três já cancelaram cirurgias eletivas e segundo informações extraoficiais vários outros hospitais estão também com as UTIs lotadas, com base nessas informações, Curitiba pode estar entrando em colapso no sistema de atendimento ao novo coronavírus.

Apesar do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, declarar que a cidade continuará na bandeira amarela pelos próximos dias, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, acredita que devemos nos preocupar com o aumento de internamentos devido a Covid-19 e que a suspensão das cirurgias eletivas nos hospitais será temporária. A medida foi adotada para que os pacientes infectados não fiquem sem assistência médica. A taxa de ocupação dos leitos despencou em agosto, porém voltou a subir nos últimos dias.

Segundo a SESA, desde o início da doença a cidade registrou 41.911 casos confirmados de Covid-19, desse dado 35.519 pessoas já se recuperaram e 1.584 morreram. Neste momento, a capital tem mais de 6 mil casos ativos, e esse número está aumentando a cada dia.