Famílias do Bairro Novo da Caximba comemoram acesso à água tratada com qualidade
Desde 2014, a dona de casa Lucilene Pedroso da Cruz, 45 anos, morava em uma das construções irregulares localizadas na Vila 29 de Outubro, em Curitiba. Sem água tratada e encanada, nem coleta de esgoto, a situação era precária. A realidade mudou com a realocação para casas recém-entregues no projeto socioambiental Bairro Novo da Caximba, que conta com infraestrutura de água e esgoto implantada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).
“Água representa vida, saúde, representa tudo”, afirma Lucilene, que antes tinha de buscar água com balde diariamente na caixa-d’água comunitária para armazenar em um tambor e usar em casa. Ela e sua família estão entre as que deixaram a Vila 29 de Outubro e foram reassentadas no Novo Bairro da Caximba. “Mudou tudo, desde o descanso, porque não precisei mais puxar água no balde. Tenho água na torneira, na máquina, no chuveiro. A saúde é outra, dor de barriga, nunca mais”, conta a dona de casa.
Antes, ela lembra, o banho era de canequinha, com água esquentada no fogão. “A mesma água no balde era para beber e cozinhar. A saúde era bem precária, dava muito problema, tinha de viver indo ao médico porque não tinha água tratada”, diz.
Ter água ao abrir a torneira é um privilégio que nem todos os lares brasileiros possuem. No País cerca de 16,9% da população não tem acesso à água potável e 44,8% não tem coleta de esgoto, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil.
É desta estatística que a dona de casa Kelly Cristina Fraitas, 36, moradora da vila desde 2017, saiu, com o trabalho da Sanepar no novo bairro. Ela também sofria com a falta de abastecimento: sexta, sábado e domingo eram dias sem água para ela e outros moradores. Sem esgoto, os vizinhos usavam uma valeta que descartava toda a sujeira direto no rio. “A saúde era bem difícil, as crianças ficavam bastante doentes devido à virose e à água suja”, afirma.
O trabalho da Sanepar no local é um exemplo das ações que contribuíram para que Curitiba fosse a primeira Capital do Brasil a atingir a meta da universalidade no tratamento de água e esgoto. O objetivo foi alcançado bem antes de 2033, prazo definido pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
“Estamos presentes na Capital e em mais 343 municípios paranaenses, onde somos responsáveis por um dos maiores programas de saneamento brasileiro, com projetos e ações para transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
PRESERVAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS – O projeto Bairro Novo da Caximba está sendo realizado pela Prefeitura de Curitiba, que considera a intervenção socioambiental a maior da história recente da cidade.
Dentro do projeto, a Sanepar faz as obras de distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Ao todo, a intervenção vai beneficiar 1.757 famílias, das quais 1.211 estão recebendo novas moradias e outras 546, que não estão em locais alagadiços, serão beneficiadas com regularização fundiária e obras de urbanização. Lucilene está em uma das 332 novas moradias já entregues, com estrutura completa de tratamento de água e coleta de esgoto.
Além de realocar famílias que moravam em palafitas e outras moradias precárias para casas dignas e regulares, o projeto está recuperando a Área de Preservação Ambiental (APA) no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proposta que promove a preservação de fontes de água potável e que vai ao encontro dos valores da companhia de saneamento.
INFRAESTRUTURA E SAÚDE – O gerente regional da empresa Luiz Claudio Pereira conta que a Vila 29 de Outubro era bem precária e sem pavimentação. “Antes, a vila tinha três torneiras comunitárias abastecidas pela Sanepar. Cada um fazia a sua ligação da torneira até sua casa. Mas quem morava mais longe muitas vezes não tinha a pressão adequada, por rompimentos ou avarias. Chegamos na metade do projeto e nosso objetivo é atender 100% do bairro”, salienta Pereira.
Agora, a Companhia garante o mínimo de 10 mca (metros de coluna d’água, unidade de medida da pressão hidráulica) nas caixas d’água do novo bairro. Para Kelly, houve uma melhora muito grande na saúde, na limpeza, na alimentação e no meio ambiente. “Tudo agora é descartado para o lado correto e tem água da chuva coletada na caixa para limpeza da calçada, do carro”, destaca.
EM TODO O PARANÁ – Em todos os municípios em que a Sanepar atua, 100% da população tem acesso à água tratada. Mais de 81% têm coleta de esgoto e, desse percentual, 100% é tratado. A Companhia segue com grandes investimentos para melhorar ainda mais esses resultados, que refletem diretamente na vida das pessoas, como as dos moradores da Caximba. A previsão é que R$ 11,8 bilhões sejam investidos pela empresa em infraestrutura de saneamento pelo Paraná até 2029.