Governo lança curso e novo mapa de georreferenciamento da Força-Tarefa Infância Segura

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (21) a 3ª edição do Curso Fortis Paraná e o novo Mapa de Georreferenciamento da Força-Tarefa Infância Segura. As aulas, destinadas a profissionais que atuam no combate à violência contra crianças e adolescentes, serão realizadas entre os dias 15 e 23 de outubro de forma online.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, reforçou o compromisso do Governo com a defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. “A Fortis é um sucesso porque, além do Poder Público, as pessoas das instituições públicas e da sociedade civil têm compromisso com as crianças e adolescentes”, disse o secretário.

“Esse trabalho é fundamental e nosso objetivo é qualificar os nossos profissionais e técnicos para facilitar a identificação de qualquer violência. A criança é a prioridade número um dessa gestão”, afirmou Leprevost.

No mesmo evento, que aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, foi apresentada a nova versão do Mapa GeoFortis Paraná, que localiza as unidades que compõem toda a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente Paranaense. A ferramenta disponibiliza de forma ágil e integrada as informações sobre a cobertura de proteção às crianças e adolescentes e permite o contato com os profissionais das instituições.

“O objetivo da ação é fortalecer a rede de proteção integral à criança e ao adolescente”, explicou Silvio Jardim, chefe do Departamento de Justiça da Sejuf.

O encontro reuniu representantes do governo estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-PR, secretarias municipais, conselho tutelar e organizações da sociedade civil.

CURSOS – Serão oferecidos oito cursos: Fundamentos Jurídicos da Política de Proteção à Criança e Adolescente; Formulação e Gestão da Política Pública da Criança e do Adolescente; Tipos de Violência, Situação de Vulnerabilidade e Risco; Trabalho Infantil; Escuta Especializada, Revelação Espontânea e Depoimento Especial; Criança e Adolescente na Era Digital; Redes de Atenção/Proteção, Serviços e Fluxos de Atendimento à Criança e Adolescente; Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.

As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Gestão a partir do dia 1º de outubro. Os candidatos precisam estar com o cadastro atualizado no portal e podem se inscrever em até dois dos oito cursos ofertados. Após a inscrição, o curso estará disponível na própria plataforma, a partir do dia 15. A formação é certificada pela Escola de Gestão do Paraná.