Invest Paraná apresenta oportunidades para investidores do Reino Unido

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, apresentou nesta sexta-feira (23) a potenciais investidores britânicos as oportunidades de investimento no Estado em diversos setores. O encontro virtual foi organizado em parceria com a Brazilian Chamber of Commerce for Great Britain (Câmara de Comércio Brasileira na Grã-Bretanha) e contou com o apoio do cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson.

Diretamente de Londres, a presidente da Câmara, Vera Innes, abriu o evento e enfatizou a competitividade do Paraná sobre os demais estados brasileiros no cenário internacional de disputa por investimentos. Além da elevada qualidade da mão-de-obra paranaense, formada a partir de universidades estaduais, federais e privadas, o Estado possui segurança fiscal e jurídica, fatores decisivos na tomada de decisão de investidores.

O cônsul do Reino Unido, por sua vez, destacou o crescimento de mais de 200% das exportações britânicas para o Brasil entre 2004 e 2019. Segundo Adam Patterson, esse comércio cresce mais de 8% ao ano. Dentro desse cenário, o Paraná ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros importadores de mercadorias do Reino Unido.

Ele enfatizou que apesar do volume de transações já caracterizar uma boa relação, há espaço para o fortalecimento e crescimento dos negócios entre Reino Unido e Paraná. O webinar realizado contribui para esse estreitamento.

Durante sua explanação, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, apresentou os números das companhias de energia e saneamento do Estado, Copel e Sanepar, as oportunidades de investimento nessas áreas e falou sobre o constante trabalho que é desenvolvido, por ambas, para manutenção do elevado padrão de qualidade pelo qual são conhecidas.

Tratou também dos projetos de extensão da malha rodoviária e férrea do Estado, entre eles a Nova Ferroeste, que prevê extensão de 1.285 quilômetros de linhas férreas, e as novas concessões rodoviárias organizadas pelo governo federal, que têm como premissas principais, além da expansão da capacidade, transparência, maior segurança dos usuários e tarifas mais baixas.

O evento contou com a participação de mais de 40 pessoas e o objetivo agora é realizar mais edições bilaterais daqui para frente, voltados a setores específicos, com público-alvo ainda mais definido, oportunizando maiores contatos entre autoridades do Estado e potenciais investidores.