Organizações da sociedade civil podem se inscrever para eleições do Conselho dos Direitos da Mulher

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) abriu as inscrições para que as entidades interessadas em representar a Sociedade Civil no biênio 2021/2023 concorram às eleições do dia 7 de outubro. O prazo para inscrição vai até dia 10 de setembro através do e-mail cedmpr.inscricoes@gmail.com. O CEDM é vinculado à secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Entidades não governamentais que têm trabalhos voltados ao atendimento, promoção e defesa dos direitos da mulher, com atuação no Paraná, podem participar do processo eleitoral e, também, a Organização da Sociedade Civil que se enquadrar em uma das seguintes modalidades: Instituições de Ensino Superior (IES); entidades, redes e articulações feministas e de defesa dos direitos das mulheres; entidades de caráter sindical, associativa, profissional ou de classe que atuem na defesa da democracia e na promoção da igualdade social e dos direitos das mulheres.

“A recomposição do Conselho é fundamental para que o Paraná tenha uma entidade forte e plural, que possa fazer frente à onda crescente de feminicídios e violências contra as mulheres, na busca por políticas públicas que garantam qualidade de vida sob todos os aspectos sociais”, disse a presidente de Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Isabel Corrêa.

As 13 vagas da Sociedade Civil serão ocupadas da seguinte forma: uma vaga para as Instituições de Ensino Superior; oito para as entidades e articulações feministas de defesa dos direitos das mulheres; quatro para as entidades e articulações de caráter sindical, associativa, profissional ou de classe que atuem na defesa da democracia e na promoção da igualdade social e dos direitos das mulheres, seguindo os critérios estabelecidos pelo parágrafo único, do artigo 16, do Regimento Interno do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR.

As entidades poderão ser habilitadas apenas para votar na assembleia de eleição ou para votar e serem candidatas. Para mais informações e detalhes sobre o edital basta acessar este LINK, ou ligar para (41) 3210-2851 ou pelo e-mail cedm@sejuf.pr.gov.br, com a secretária-executiva do Conselho, Fernanda Marchione.