Podcast do Esporte: conheça Giovane Vieira, medalhista paralímpico e fenômeno na canoa

Atleta da paracanoagem, Giovane Vieira enfrentou dificuldades dentro e fora do esporte. Ele nasceu em Apucarana, no Vale do Ivaí, e treina no Iate Clube de Londrina, no Norte do Estado. Vieira teve uma perna amputada ao cair de um trem em movimento, aos 11 anos, e deu a volta por cima com ajuda do esporte.

Apesar de “novo” na modalidade, desbancou favoritos de outros países e voltou das Paralimpíadas de Tóquio com medalha de prata no peito na classe VL3. Sua história pode ser conferida aqui (no Spotify) ou aqui, no site da Paraná Esporte. Ele é o personagem da semana do programa que conta a trajetória de esportistas do Paraná.

SEGUNDA TEMPORADA – O episódio anterior foi com Paulo Ricetti, entusiasta do futebol de botão. Também participaram Ronan Cordeiro, atleta de paratriatlo que mostrou o poder da resiliência para se adaptar ao esporte e competir em Tóquio; Gledson Barros, medalha de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio, na seleção brasileira de futebol de 5; Fernando Barbosa, que representa o Programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado; a judoca Meg Emmerich, que disputou as Paralimpíadas de Tóquio; Paulo Turci, árbitro paranaense que apitou a final das Olimpíadas de Tóquio no vôlei masculino; Rhony Ferreira, da ginástica artística; Tatiane Raquela da Silva, do atletismo; e Clodoaldo Silva, um dos grandes personagens do esporte nacional.

PRIMEIRA TEMPORADA – Na primeira temporada, produzida em 2020, foram seis episódios. Participaram Ágatha Bednarzuk, atleta olímpica do vôlei de praia que também competiu nos Jogos de Tóquio; Zé da Cufa, presidente da Central Única das Favelas; Clodoaldo Zafatoski, atleta de esgrima; e Marcelo Nunes Monteiro, diretor de Esporte da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP).

Renata Pozzi, coordenadora do projeto Maestro da Bola; Rolando Ferreira, ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira e primeiro brasileiro a jogar na NBA; e Leandro Vargas, coordenador pedagógico do curso de especialização em Gestão Pública do Esporte da Universidade Estadual de Ponta Grossa, também contaram suas histórias.