Quase mil pessoas são flagradas em aglomerações na Capital no fim de semana

Uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) neste final de semana em Curitiba flagrou mais casos de desrespeito às medidas sanitárias. Aglomerações foram dispersadas em pontos públicos como a Praça do Gaúcho e o espaço conhecido como parcão, área atrás do Museu Oscar Niemeyer (MON), somando 969 pessoas.

Entre a noite de sexta-feira (21) e a noite de domingo (23), 11 pessoas foram encaminhadas por uso de drogas, desobediência, embriaguez ao volante e envolvimento em jogos de azar. Dez pontos comerciais foram fechados.

A intensificação da fiscalização da Polícia Militar faz parte de um esforço do Governo do Estado para que as medidas de enfrentamento à Covid-19 sejam cumpridas pela população, principalmente sobre o distanciamento social em locais públicos e estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Neste final de semana, a Aifu reforçou as operações e reprimiu condutas irregulares.

As equipes policiais fiscalizaram 18 pontos comerciais da Capital para verificar se seguiam as determinações do Governo do Estado, mas 10 estavam em situação irregular e foram fechados pelos agentes da prefeitura. Também foram lavrados 37 autuações administrativas relacionadas ao desrespeito dos decretos estadual e municipal.

A Aifu abordou 331 pessoas nos estabelecimentos comerciais e pontos públicos da cidade, sendo que 11 acabaram encaminhadas (10 assinaram Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas, desobediência e jogo de azar, e uma foi presa por embriaguez ao volante).

Houve ainda abordagens e verificações de veículos e condutores nos pontos de atuação, que resultaram em 98 autos de infração de trânsito lavrados. Sete veículos que possuíam pendências administrativas foram recolhidos ao pátio até a regularização por parte dos proprietários.

No domingo, a ação foi mais intensa com o apoio dos efetivos da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), que fizeram abordagens e auxiliaram na orientação do trânsito durante o trabalho das equipes da Aifu. 

Com o efetivo reforçado, os policiais militares abordaram locais maiores onde há reclamações da população sobre aglomerações, consumo de bebidas alcoólicas e de drogas e perturbação do sossego. As equipes iniciaram o trabalho a partir da Praça Rui Barbosa, seguindo para a Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, o parcão do Museu Oscar Niemeyer e o Parque do Semeador, no Sítio Cercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *