Salão Paranaense de Arte Contemporânea lança site com todas as obras disponíveis online

O prêmio de arte mais longevo do Brasil chega a sua 67ª edição completamente reformulado e atento aos debates e fluxos contemporâneos. O Salão Paranaense de Arte Contemporânea, promovido pelo MAC Paraná, acaba de lançar oficialmente uma página web para apresentar todos os 27 artistas e suas respectivas obras de diferentes linguagens que foram premiadas nesta edição.

A proposta é que o público não apenas de Curitiba, onde está sediado o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, mas também de outras cidades do Brasil e do mundo possa acessar, conhecer e imergir nos trabalhos selecionados pela curadoria.

A página do 67º Salão Paranaense já está disponível no site www.mac.pr.gov.br e funciona de fato como uma exposição virtual, incluindo obras premiadas, fichas técnicas, informações sobre os artistas, curadores e sobre a própria história do Salão.

Quatro diferentes categorias buscaram filtrar as 1.810 propostas de artistas de todo o Brasil recebidas pela equipe curatorial. As categorias incluem arte digital; trabalhos realizados em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação; performances ou intervenções urbanas; e textos críticos.

“É a primeira vez na história que o Salão Paranaense concede um prêmio-aquisição para obras de arte digital e textos críticos, além de ser também a primeira vez que temos uma categoria exclusivamente voltada para performances e intervenções urbanas, expandindo e diversificando o acervo do MAC Paraná”, diz Ana Rocha, diretora do Museu.

O lançamento de um site que reúne todos esses materiais vai ao encontro de um desafio enfrentado por instituições culturais e museológicas: repensar profundamente as maneiras e possibilidades de apresentação da arte contemporânea e novas alternativas de comunicação e contato com seus públicos.

UM SALÃO HÍBRIDO – Atravessando os entraves impostos pela pandemia, a 67ª edição do Salão Paranaense precisou ser reformulada para continuar existindo. A saída foi pensar em três espaços de atuação e presença: a internet, com o lançamento do site oficial; a cidade, através da promoção de performances e intervenções urbanas; e o museu, onde, ainda no primeiro semestre de 2022, será inaugurada a tradicional mostra física. Essa mistura acaba promovendo uma grande expansão da arte para além das paredes da instituição museológica.

Serviço

67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea

Realização: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, Superintendência da Cultura, e Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Visite a página oficial do evento através do site do MAC-PR AQUI

Siga o fluxo e não perca nenhuma novidade sobre os próximos eventos

Instagram: @macparana

Facebook: Museu de Arte Contemporânea do Paraná