Atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente seguem sendo realizadas durante a pandemia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na última segunda-feira (4), a primeira reunião virtual de trabalho para dar continuidade às ações de proteção e defesa aos direitos das crianças e adolescentes de Pinhais. A iniciativa atende as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos competentes, para evitar aglomerações de pessoas e prevenir a proliferação do novo coronavírus.

O presidente do CMDCA, Marcus Vinícius Cardoso da Silva, destacou que as ações do conselho, mesmo no atual momento vivido pela pandemia, devem continuar. “Vivemos hoje uma das mais desafiadoras crises da saúde mundial, porém os trabalhos em defesa aos direitos da criança e do adolescente não podem parar” afirmou.

Outro ponto abordado por Marcus é o fato das pessoas estarem em casa cumprindo a quarentena, onde crianças, adolescentes e adultos estão fora de suas atividades habituais e convivendo diariamente, somada à situação de crise e incerteza. Isso acaba gerando um cenário que pode ampliar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes à situações de violência no ambiente doméstico/familiar. Por isso, na opinião dele é preciso que as pessoas estejam atentas para sinais de alerta para violências que acontecem nesta área e denunciem aos órgãos competentes.

As atividades do Conselho Tutelar de Pinhais continuam sendo realizadas no município, atendendo 24 horas por dia. No caso do atendimento presencial, obedecendo as recomendações dos órgãos de saúde, será realizado o agendamento, o profissional ira higienizar as mãos antes e depois do atendimento, usando álcool em gel e máscara de proteção.

As denúncias de maus tratos e negligências com crianças e adolescentes podem ser feitas ao Conselho Tutelar, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, ou ainda aos canais de disque-denúncia: DISQUE 100 e DISQUE 181.

Os telefones de Plantão do Conselho Tutelar de Pinhais são: (41) 9 9206-3661 e (41) 99206-3657.